A importância de uma calçada segura para o pedestre

Calçada pedestre

As calçadas são fundamentais em qualquer local, elas são a base de uma boa infraestrutura para o meio social. E para que ela funcione perfeitamente, é preciso que ela esteja em condições de qualquer pessoa transitar, ou seja, ela precisa ser segura, de fácil acesso e estar dentro das normas de acessibilidade. E isso deve ser analisado e priorizado, tanto pelo poder público, quanto pelo arquiteto e responsável particular do local. Hoje temos muitos recursos para tornar esse meio acessível e seguro para todos os pedestres.

Por estar presente em praticamente todos os edifícios, seja ele destinado ao trabalho, educação, saúde, lazer e turismo, ela afeta diretamente a vida das pessoas, por exemplo, uma calçada sem acessibilidade, pode impedir um cadeirante de chegar até a porta do seu serviço. Além disso calçadas mal planejadas, esburacadas, dificultam muito a transição de pedestres, principalmente dos deficientes visuais.

E hoje não tem desculpas, há diversos meios de tornar uma calçada segura e acessível, para que não seja colocado em risco a vida, e a comodidade dos pedestres.

Vou dar um exemplo de uma ferramenta que pode auxiliar e muito na hora de tornar a calçada do seu estabelecimento mais acessível e segura para os pedestres.

Essa ferramenta é o piso tátil, talvez pelo nome você tenha dificuldades para saber sobre o que estou falando, mas com certeza você já viu ao caminhar pelas calçadas da sua cidade.

O piso tátil possui cor e textura diferente do piso que estiver ao redor, isso para que ele possa ter destaque em relação ao restante do piso. Ele é essencial para pessoas com deficiência visual e baixa visão.

Você já deve ter visto o piso tátil alguma vez, e pode até ter passado despercebido, porém ele é muito importante para os deficientes visuais, o seu objetivo é orientar e direcionar essas pessoas.

Ele é capaz de dar completa autonomia e segurança para eles, isso é, se ele for colocado de forma correta, para ajudar e não prejudicar o deficiente.

Eles podem ser divididos em duas categorias, o piso tátil de alerta e o piso tátil direcional.

O piso tátil de alerta, ele é caracterizado e conhecido popularmente pelas suas bolinhas, essa textura que o diferencia do piso tátil direcional.

Ele serve para alertar o deficiente visual, quando há algum obstáculo ou situação perigosa logo a frente. Ele é geralmente instalado em frente à porta de elevadores, início e termino de escadas, rampas, ou então quando há algum obstáculo como árvore, poste que o deficiente pode não detectar com a sua bengala.

Já o piso tátil direcional, é mais utilizado em espaços amplos, para que ele possa direcionar, o deficiente para as funções principais do espaço, ele possui retas em relevo, para ser facilmente identificado com o auxílio da bengala.

Ele pode ser apresentado em várias cores, para auxiliar também os deficientes com baixa visão. Por isso é necessário que seja uma cor bem diferente e contrastante com o restante do piso.

Por isso é tão importante que o piso seja colocado de maneira correta para não confundir os prejudicar a locomoção das pessoas que necessitam desses recursos para se locomover.

Aqui no nosso site, tem um artigo completo e muito interessante sobre esse o piso tátil, se você gostou do assunto, vale muito a pena ler.

Para que uma cidade esteja completamente acessível, é preciso que toda a sociedade participe, principalmente os donos dos edifícios e o poder público. Devemos pensar na totalidade da população, não somente daqueles que tem acesso diário ao local. Devemos facilitar o acesso aos idosos, crianças e gestantes, que precisam de uma atenção super especial.

Devemos pensar que para os pedestres ela deve ser o meio mais seguro e confortável para que eles possam se locomover na cidade, da casa para o trabalho, para escola, enfim, a calçada deve proporcionar um caminho livre, sem muitos obstáculos, para que os pedestres possam se locomover de forma rápida.

Além de tudo elas podem dar um charme especial ao seu bairro e a frente do seu estabelecimento.

Piso tátil na calçada

Uma calçada que se encaixe nas normas e seja considerada ideal deve conter:

  1. Acessibilidade: é importante que toda a calçada seja acessível, facilitando o acesso para os deficientes visuais, cadeirantes. De forma que eles possuam mais segurança e independência para caminhar sobre ela.
  2. Largura Adequada: não adianta nada uma calçada possuir os elementos básicos de acessibilidade e ser muito estreita, o ideal é que ela tenha espaço para caminhar duas pessoas lado a lado. Facilitando assim a locomoção de cadeirantes e dos deficientes visuais que utilizam a bengala. ,
  3. Fluidez: as calçadas devem permitir que os pedestres consigam manter um ritmo de velocidade sem muitos desníveis e lombadas.
  4. Continuidade – o piso não deve ser escorregadio e deve ser liso, com exceção do piso tátil, dessa forma você dá mais segurança para quem está caminhando, além de deixar mais fácil a identificação para o deficiente visual. É necessário que acha um nível de escoamento de águas pluviais para evitar que se formem poças no meio da calçada.
  5. Segurança- é importante que não acha nenhum obstáculo, que ofereça risco de queda ou tropeços, um idoso, por exemplo, pode ter lesões graves se sofrer uma queda.
  6. Espaço de socialização – é importante que as calçadas forneçam condições das pessoas se socializarem, sem que atrapalhem o restante dos que estão frequentando a calçada.
  7. Desenho da paisagem – e tão importante quanto as condições das calçadas, um paisagismo é fundamental, para que quem a frequente todos os dias, se sinta em um lugar agradável, além de embelezar a rua e o bairro.

Viu só como uma calçada pode afetar várias situações. Então avalie como está a calçado do seu estabelecimento ou prédio, e veja se precisa de melhorias. Aqui no nosso site, você encontra piso tátil e piso para calçada e com um preço super bacana.

Até mais!

© Copyright 2019, Mosaicos Amazonas | Especialista em Ladrilho Hidráulico e Piso Tátil de Concreto