A utilização de piso intertravado na prevenção de enchentes

Piso intertravado prevenção de enchentes

O crescimento das cidades com o passar dos anos, trouxe a necessidade de se construir mais casas, prédios, pavimentar ruas, canalizar rios, fazendo com que o solo ficasse cada vez mais impermeável, ficando cada vez mais difícil o escoamento e absorção da água das chuvas.

O resultado são as frequentes enchentes que vemos todos os anos em épocas de chuva, causando prejuízos materiais e até mortes. Vendo toda essa problemática, o que poderia ser feito para melhorar essa questão? Uma das soluções é o uso de pisos intertravados.

O que é um piso intertravado?

Os pisos intertravados são blocos de concreto, assentados sem a necessidade de rejunte, pois são encaixados um a um e compactados mecanicamente para nivelamento. Além da fácil colocação, sua manutenção também é simples, pois caso uma peça quebre, ela pode ser retirada sem grandes problemas.

Quais são os locais onde pode-se usar o piso intertravado?

Com o intuito da diminuição de pavimentos que impermeabilizam o solo, como o asfalto, o piso intertravado pode substituí-lo, pois aguenta tráfego intenso, tanto em volume, quanto em carga.

Além de vias urbanas, podem ser colocadas em calçadas e praças públicas. Como são antiderrapantes, não há o risco de pedestres escorregarem quando o piso estiver molhado, como em épocas de chuva.

Como o piso intertravado pode ajudar a combater enchentes?  

Como são peças colocadas uma ao lado da outra, acima de uma camada de areia que entra em contato com a terra, deixa-se espaços abertos entre eles, permitindo então, a absorção da água para o solo, diminuindo as chances de acúmulo. Há também, pisos intertravados permeáveis, que são porosos, e também fazem esse trabalho.

Porém, é importante ressaltar, que o acúmulo de lixo jogado no chão pela população, ajuda nas enchentes. Essa atitude entope as estruturas de escoamento de água. A educação e conscientização é a melhor forma para evitar.

Cuidados e manutenção dos pisos intertravados

Com o tempo, a poluição, sujeira e crescimento da vegetação, contribui para um fenômeno chamado colmatação, que é a aglomeração de sedimentos. Esse fato impede que a água seja absorvida e haja acumulação, poças e até enchentes, dependendo da gravidade.

Para evitar que isso aconteça, é necessária a manutenção recorrente dos pisos intertravados, que podem ser feitas através da varrição com aspiração, utilizando varredeiras mecânicas duas vezes ao ano. Isso mantém a taxa de infiltração do pavimento.

Varredeira mecânia

Para retirada de vegetação, o ideal é a retirar manualmente, com um garfo de jardinagem, escavando abaixo da raiz, tirando a vegetação inteiramente. Não há a necessidade e nem é recomendado, a utilização de herbicidas, que possam contaminar o solo, prejudicando o meio ambiente.

Outras informações

A Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP), uma entidade sem fins lucrativas, promove estudos sobre cimentos e suas aplicações. Uma de suas ações, foi a criação de uma cartilha chamada “Melhores Práticas – Pavimento Intertravado Permeável”.

Nesta cartilha, há informações sobre melhores formas e materiais para se instalar o piso intertravado, manutenção e desempenho, como forma de incentivar engenheiros e arquitetos a escolherem esse tipo de pavimento, contribuindo com a sustentabilidade das obras.

No site da Mosaicos Amazonas, você também pode encontrar maiores informações sobre piso intertravado e olhar modelos e cores na nossa loja online.

© Copyright 2020, Mosaicos Amazonas | Especialista em Ladrilho Hidráulico e Piso Tátil de Concreto