Aprenda como combinar seu banheiro com ladrilho hidráulico

ladrilho hidráulico no banheiro

Cada vez mais os banheiros vêm obtendo espaço importante nas casas e as pessoas investem mais na qualidade dos produtos para esse ambiente.

A popularização dos chuveiros com temperatura regulável e diferentes tipos de pias, de torneiras, de bancadas, além da grande diversidade de acessórios, faz com que o planejamento desse espaço, na casa, receba atenção especial, sendo considerado essencial desde a etapa de criação da planta do imóvel.

Essa conscientização gera uma vontade de personalizar os banheiros e torna-los espaços únicos, e a busca por diferenciais é grande, tendo em vista que, mesmo com maior investimento, as plantas costumam seguir um mesmo padrão.

Um fator que dificulta na hora da criatividade são as grandes limitações que o ambiente oferece, por ser um dos mais singulares e exposto às ações adversas na casa, como a umidade que vem do calor do chuveiro, a água que respinga nas paredes, as mudanças bruscas de temperatura, além da possibilidade de criação de mofo, de atração de bactérias, de aparecer limo...

Tudo isso influencia negativamente na escolha de diferentes materiais para deixar o banheiro mais sofisticado, até porque é preciso considerar as necessidades constantes de limpeza do local e o perigo que ter que empregar muitos produtos químicos traz à saúde.

É nesse momento que os ladrilhos hidráulicos surgem como ótimas nativas.

Versáteis, artesanais, personalizáveis, resistentes e fáceis de limpar, eles estão com sua popularidade em alta, e são uma ótima maneira para fugir do padrão e deixar o banheiro do jeito que os proprietários desejam.

Os modelos, formatos e padrões de ladrilhos hidráulicos são tantos que a sua aplicação pode ser realizada em diversos itens por ser simples de instalar – necessita apenas de argamassa – bastando observar a necessidade de utilizar o revestimento apropriado para evitar problemas com sua porosidade.

A limpeza simples e fácil – é só utilizar esponja, água e sabão – torna eles seguros para quem não deseja utilizar produtos químicos agressivos.

Além disso, as opções antiderrapantes são uma ótima escolha em locais onde é preciso ter mais cuidados a fim de evitar quedas e escorregões, como casas com pessoas idosas.

Confira dicas para aplicar ladrilho hidráulico em banheiros:

  • Uma boa maneira de fazer essa combinação é utilizar os ladrilhos para revestir partes da parede, por exemplo, colocando em uma faixa na parte interna do box ou ao lado dos espelhos, nas bancadas de pia.

Para essa opção, os ladrilhos lisos podem ser utilizados, já que não há riscos de escorregões.

  • Muitas obras modernas têm conceito aberto entre quartos e banheiros, ou então transformam esses ambientes em pequenos spas, com banheiras que possuem funções de relaxar e acalmar.

O uso de ladrilhos hidráulicos como tapetes, embaixo das banheiras, deixa o ambiente muito elegante; apenas é preciso verificar se há a necessidade de instalar as opções antiderrapantes; nessa situação, os ladrilhos amazonas e copacabana irão certamente dar um destaque especial, com sua leveza e sofisticação.

  • Outra maneira para utilizar a beleza e singularidade dos ladrilhos hidráulicos em banheiros – principalmente para quem possui orçamento mais apertado – é construir pequenos espaços com peças de destaque.

Os tozetos ficam lindos colocados entre o revestimento, criando desenhos singulares, e os ladrilhos em faixa podem ser colocados nas paredes, como moldura para espelhos de pia ou rodabancas, e, ainda, é possível criar detalhes nos rodapés, tanto no interior do box quanto abaixo das portas e vidros.

  • Para quem não quer realizar obras no banheiro, seja para evitar quebra-quebra ou até mesmo por não ser proprietário da casa, a dica é utilizar os ladrilhos hidráulicos para criar detalhes nos móveis.

Eles podem ser utilizados para criar o tampo das pias – sendo as opções decoradas como o patchwork muito indicadas por serem únicas e descontraídas – em detalhes nas bancadas, como uma faixa horizontal que percorra todo o móvel ou um elemento central de destaque.

  • Outra ideia para utilização dos ladrilhos hidráulicos no banheiro é coloca-los no centro do ambiente, como um tapete, ou para criar áreas de destaques na parede da pia – geralmente com altura um pouco acima da torneira – e até mesmo do botão para a caixa de descarga.

Se utilizados diversos modelos decorativos, é possível criar verdadeiras obras de arte, únicas e personalizadas.

  • Caso o ambiente para banho seja maior, também é possível criar uma pequena área com destaque para se vestir, pendurar toalhas, roupões e outros itens.

Utilizando cabideiros nas paredes, basta colocar ladrilhos hidráulicos para demarcar essa área; é possível criar uma moldura utilizando alguns padrões lineares ou em faixas, e criar um destaque central com os ladrilhos decorados.

As ideias para combinar a utilização de ladrilhos hidráulicos e banheiros são diversas; basta lembrar que, até os anos 1940, esse era o tipo de revestimento mais comum para esses ambientes, sendo utilizado para cobrir o chão e até paredes inteiras.

O importante é dar um toque especial e confortável ao local, e os ladrilhos são uma ótima opção, já que a sua criação artesanal torna cada peça única.

Veja o nosso catálogo e encontre as opções que melhor combinam com o seu ambiente.

© Copyright 2018, Mosaicos Amazonas | Especialista em Ladrilho Hidráulico e Piso Tátil de Concreto