Aprenda mais sobre a combinação cimento queimado e ladrilho hidráulico

Cimento queimado com ladrilho hidráulico

O cimento queimado é uma ótima nativa para quem deseja uma decoração sofisticada, com cores neutras e sóbrias.

Esse estilo de revestimento ganha cada vez mais espaço com a tendência industrial, que remete aos antigos galpões de fábrica, e valoriza elementos rústicos, como o encanamento aparente, as paredes de tijolo exposto e janelas amplas.

Ele também combina muito bem com casas modernas, ambientes integrados e mobiliário sob medida, cozinhas pequenas e ambientes para reunir pessoas.

Utilização em casas:

Uma das utilizações mais frequentes do cimento queimado é como revestimento no piso, principalmente em áreas abertas integrando cozinhas e salas.

Quando se deseja modificar um pouco o estilo, ladrilho hidráulico pode ser utilizado junto ao cimento queimado para destacar alguma parte específica do ambiente, sendo usado como tapete ou em faixas na parede,

Nesse caso, as opções coloridas e decoradas com arabescos combinam como tapetes abaixo de mesas de jantar, bancadas, e salas de visitas ou outros ambientes para encontros.

Os ladrilhos hidráulicos também podem ser utilizados como pequenos pontos de atenção, quebrando sutilmente a ideia de sobriedade do cimento queimado, quando inseridos como revestimento em áreas de pias e fogões ou rodabancas, sendo os modelos em tiras muito indicados para compor a ideia.

Como muitos conceitos que utilizam o cimento queimado são abertos – é o caso do industrial – o ladrilho hidráulico é uma nativa elegante para diferenciar áreas de banho, por exemplo, ficando muito bonito quando colocado abaixo de pias e banheiras, ou dentro de boxes para chuveiros.

Apesar de ladrilhos não serem comuns em quartos, a utilização de pequenos detalhes, como os tozetos, que podem ser aplicados tanto no piso, na parede ou na mobília, são ideias para personalizar o local com sofisticação.

As opções de ladrilhos hidráulicos, com tons neutros ou com grafismos e padrões geométricos, são ótimas para dar continuidade à ideia de rusticidade e minimalismo, pois remetem à era industrial, quando eles eram muito utilizados, e a fabricação artesanal, aliada ao uso de cores fortes e escuras, confere a simplicidade e elegância típicos desse estilo.

Aplicação em mobílias e em superfícies:

Outra maneira de utilizar o ladrilho hidráulico em ambientes com revestimento de cimento queimado é colocando-o em móveis, seja para formar o tampo ou criar detalhes na estrutura da mobília.

Essa técnica é ótima para quem teme ter que realizar uma ação permanente na parede ou no piso, mas quer aproveitar a singularidade e beleza dos ladrilhos para destacar o ambiente.

Os ladrilhos em patchwork são os mais comumente utilizados nesses conceitos, pois a composição de diferentes peças cria um padrão único e descontraído, sem chamar muita atenção.

Em mesas de centro, por exemplo, eles são muito utilizados para criar uma decoração central, sendo deixada uma moldura do material em que a mesa é originalmente feita (seja vidro, metal ou madeira) para finalizar.

Em bancadas e armários, a aplicação em um ponto focal no centro de toda a composição, ou então a criação de uma faixa vertical com elementos decorados, é ideal para deixar o ambiente elegante, sem destoar do padrão adotado.

Áreas comerciais

Um dos usos mais comuns da combinação de ladrilho hidráulico com cimento queimado é em ambientes comerciais, principalmente em bares e restaurantes.

Apesar de requererem um bom acabamento e cuidados para sua instalação, eles são fáceis de manter e de higienizar, e seu acabamento único confere personalidade e singularidade ao local.

Além disso, eles são muito versáteis e atemporais, combinando com decorações diferentes, tanto as que utilizem como temática determinados períodos da história, quanto aquelas que sequer seguem uma tendência.

O duo preto e branco dos modelos São Bernardo, Suzano, Santo André, Mogi e São Paulo pode ser utilizado para criar um padrão único, que destaca áreas específicas sem ser extremamente chamativo e destoar de uma paleta de cores sóbrias.

Outro ponto positivo: eles são antiderrapantes, sendo ideais para ambientes como banheiros, pois garantem segurança para o público geral.

Já os modelos geométricos de ladrilhos hidráulicos, com cubos em apresentações amarela, azul e bege ou vermelho e preto – estas bastante tradicionais nos anos 1920 a 1940 – fazem uma ótima composição em cafeterias, bares e lojas que tenham decoração com modelo rústico, colonial ou vintage, e os efeitos 3d que eles conferem são uma forma criativa de destacar o ambiente.

Muitos bares escolhem esse tipo de revestimento para ficar aparente atrás do local onde as bebidas são preparadas, o que certamente é um atrativo interessante para quem frequenta o local.

 

Quando o que se deseja com a decoração é um local moderno, elegante e sofisticado, a combinação de ladrilho hidráulico e cimento queimado é ideal, já que ambas refletem um mesmo período histórico, e as possibilidades de combinações e criações entre elas é infinita, sendo impossível não identificar uma maneira de utilizá-los juntos sem que o resultado final acrescente beleza ao ambiente.

© Copyright 2019, Mosaicos Amazonas | Especialista em Ladrilho Hidráulico e Piso Tátil de Concreto