Como fazer a limpeza e manutenção do ladrilho hidráulico decorado

ladrilho hidráulico decorado azul

Nossa casa é nosso maior bem! no momento de construir ou reformar, é comum buscar por nativas que deixem este bem tão precioso aconchegante e particular, por isso, é bem comum que as características dos donos sejam refletidas até no revestimento de suas casas. os tradicionais revestimentos em cerâmica e azulejo, podem ser substituídos por uma categoria que apresenta opções de design muito interessantes: o ladrilho hidráulico decorado.

Suas versões podem formar diversos desenhos, ou ainda podem ser plicados de maneiro discreta caso assim deseje.

Além de revestir toda uma parede ou piso com os ladrilhos, é possível fazer o seu uso como item decorativo, revestindo partes específicas da cozinha ou da sala para deixar a sua casa moderna!

 

O que é ladrilho hidráulico decorado?

 ladrilho hidraulico

O ladrilho hidráulico decorado é um tipo de revestimento, feito de forma artesanal e à base de cimento. também pode ser encontrado com os nomes de piso hidráulico, ou azulejo hidráulico, mas este último termo não está correto!

Feito à mão, o ladrilho hidráulico decorado é uma peça confeccionada de maneira individualizada, ou seja, peça a peça, diferindo bastante dos comuns azulejos e cerâmicas, que passam por sofisticados processos de industrialização.

Além disso, os ladrilhos hidráulicos apresentam mais detalhes, onde cada desenho é feito de maneira exclusiva, mas a junção dos padrões resulta em um efeito maravilhoso para o interior de casas, ou até mesmo para as fachadas de alguns edifícios e estabelecimentos comerciais.

Por ser uma peça artesanal, as opções de personalização são muito maiores, e podem ser conseguidas com uma empresa especializada na produção em larga escala, que conta com vários ladrilheiros especializados.

Quanto à decoração, existem alguns modelos de ladrilho hidráulico decorado que podem ser usados de diferentes maneiras e assim vão proporcionar mais beleza e estilo para o seu lar. são eles:

  • Ladrilhos centrais: cada peça conta com um desenho completo, mas que em conjunto
     dão um efeito muito especial nas paredes;
  • Ladrilhos contínuos: seus desenhos são completados pela adesão a outros ladrilhos, dessa forma a sua parede fica com uma grande obra de arte estampada, dependendo da qualidade da aplicação, é até difícil perceber que são peças menores;
  • Faixas: ladrilhos com desenhos especiais para emoldurar paredes;
  • Florões: são ladrilhos inspirados em flores, trazem cores fortes e intensas, evidenciando o trabalho bastante detalhista de cada artesão. uma flor é geralmente formada pela união de quatro peças do ladrilho hidráulico decorado;

Além dos modelos descritos acima, também existem os ladrilhos hidráulicos tosetos, que também remetem ao uso de flores, mas, nesse caso, cada peça traz uma flor menor em seu interior. esses tipos de ladrilho são bem menores que os convencionais, e costumam ser utilizados para decorar o revestimento com azulejos comuns, sendo colocados nas junções entre as peças de cerâmica ou pisos comuns.


Como fazer a limpeza do ladrilho

 ladrilho hidráulico decorado

Após escolher qual opção mais combina com a decoração prevista para a sua casa, e de fazer as devidas instalações, é preciso tomar alguns cuidados para que seu revestimento continue impecável.

Muitas pessoas costumam limpar seus pisos e paredes com materiais abrasivos e com movimentos vigorosos, visando uma eliminação “mais eficiente” da sujeira.

No entanto, poucos sabem que toda essa agressividade pode acabar danificando diversos materiais, e não apenas o ladrilho hidráulico. por isso é necessário conhecer os produtos e técnicas corretas para que seu revestimento permaneça limpo e brilhante.

Em primeiro lugar, é importante que logo após a instalação dos ladrilhos, exista a aplicação de pelo menos duas demãos de resina. isso irá garantir a impermeabilidade para os seus ladrilhos, que por serem feitos de cimento, tendem a absorver muito bem a água e sujeira, por exemplo.

Por conta da aplicação e importância dessa resina, você jamais deve usar produtos abrasivos no momento da limpeza, como o álcool, pois a utilização desses produtos pode acabar retirando a resina, deixando o ladrilho exposto à ação de intempéries.

Para começar a limpeza do seu ladrilho hidráulico decorado, o indicado é utilizar vassouras de pelo, que são bastante macias e não arranham a resina colocada sobre o revestimento.

Depois de retirar toda a sujeira solta com a ajuda da vassoura, você já pode iniciar a limpeza com água e detergente. é possível também utilizar sabão comum, o importante é que ambos (detergente e sabão) sejam neutros, para que não haja qualquer tipo de reação que resulte na retirada da resina, ou sua mudança de coloração.

Após isso, você precisará secar imediatamente toda a superfície do ladrilho, afim que de que a água não se acumule e forme manchas. para essa tarefa, procure utilizar panos também macios para evitar arranhões, e além disso, optar por aqueles que não soltam fiapos.


Como manter o ladrilho hidráulico por mais tempo

ladrilho hidráulico sp

Se você deseja manter os seus ladrilhos hidráulicos decorados por muito mais tempo, é preciso tomar alguns cuidados básicos. o primeiro é na limpeza cotidiana como já foi mencionada.

Mas além disso, é recomendado que a cada 15 ou 20 dias, seja feita a aplicação de cera específica para ladrilhos hidráulicos. essa cera é responsável por polir o revestimento, e ainda reforçar a proteção da resina, deixando o resultado final ainda mais brilhante.

A cada ano, você pode fazer o polimento do revestimento com máquinas especiais, dessa forma a aplicação da resina pode ser refeita e seu piso se encontra novo mais uma vez.

Evite ainda arrastar móveis pesados sob os ladrilhos, pois é fácil danificá-los nessa movimentação. ao derramar qualquer líquido procure limpar imediatamente com um pano macio, a limpeza deve ser suave, sem esfregar muitas vezes o pano para que a sujeira não danifique a superfície.

É sempre bom relembrar que os ladrilhos hidráulicos decorados são peças artesanais, portanto não há como comparar o seu acabamento com o de peças industriais, e é justamente isso que aumenta o seu valor.

Essas peças carregam muito valor histórico, seus primeiros exemplares foram encontrados em construções da época bizantina e moura, e mesmo sendo aos poucos remodelada pela desconverta de novos materiais, a técnica ainda se mantém a mesma.

Utilizar o ladrilho hidráulico decorado remete a uma casa com personalidade e modernidade, mas que não deixa de valorizar a história e as técnicas milenares, resultando em ambientes sofisticados e lindos! acesse o nosso site e confira a nossa linha de ladrilhos hidráulicos decorados que tem tudo para deixar a sua decoração ainda mais bonita e sofisticada. aproveite!

© Copyright 2019, Mosaicos Amazonas | Especialista em Ladrilho Hidráulico e Piso Tátil de Concreto