Conheça mais sobre os modelos de ladrilho hidráulico

Ladrilho azul na parede do banheiro

O ladrilho hidráulico é um produto artesanal, cuja criação remonta à meados do século xix, quando foi apresentado, pela primeira vez, na feira internacional de paris, em 1867.

Foi muito utilizado até a década de 1940, quando passou a ser substituído pelas cerâmicas, produzidas em escala industrial e com preço mais acessível.

As tendências de decoração com estilo retrô e vintage trouxeram o ladrilho hidráulico novamente à cena, por ser um item muito diferenciado, resistente e bonito, além de trazer lembranças queridas, como momentos especiais passados nas casas das avós.

Sua elegância, versatilidade, diversidade de tons e padrões e a facilidade de limpeza e aplicação fazem dele um produto único, que pode ser belamente aplicado em diversos ambientes, desde cozinhas, áreas externas, a quartos.

Mesmo que utilizado como um simples detalhe, o ladrilho hidráulico chama atenção para os locais onde é colocado, tendo grande destaque na decoração.

Como é um produto artesanal, há a possibilidade de que as pessoas façam ladrilhos conforme sua preferência, tornando infinitas as variedades desse produto.

Sua produção é feita a partir de um molde de ferro único – o que possibilita criar diferentes padrões – e as cores são adicionadas cuidadosamente, garantindo a personalização.

Isso torna o seu valor mais caro que a cerâmica convencional, já que ela é feita de maneira industrial e padronizada, mas confere autenticidade e beleza única à peça.

O método de produção também é o responsável pela variedade de formas e modelos de ladrilho hidráulico, garantindo a ele grande versatilidade.

A grande variabilidade, no entanto, não impede que os ladrilhos hidráulicos possam ser caracterizados conforme seus modelos, já que há muitos deles que se tornaram populares e são de grande estima da população em geral.

Conheça mais sobre alguns deles:

  • Ladrilhos hidráulicos decorados são muito utilizados em ambientes internos, principalmente para destacar áreas como salas, cozinhas e banheiros.
  • O padrão mapa de São Paulo, por exemplo, é bastante usado em áreas externas, e seu desenho é oriundo de um concurso da prefeitura da capital paulista para eleger o padrão de pisos para as calçadas da cidade, em 1966, tendo como vencedora a funcionária mirthes bernardes.

Esse padrão inspirou outras cidades do estado a criarem seus padrões, como Santo André, São Bernardo e Mogi, o que tornou são paulo conhecida pela utilização de ladrilhos hidráulicos nas vias públicas. Diversas obras têm se empenhado em resgatar essa memória.

  • Os modelos de ladrilhos hidráulicos com arabescos remetem aos padrões tradicionais de tapetes árabes, que representam combinações de formas geométricas com plantas e animais, bastante difundidos na península ibérica até o século xv.
  • Característicos do período art déco, os modelos geométricos, ou com representações naturais simples, e de cores fortes remetem as ideias de modernismo dos anos 1920 a 1940, e são bastante encontrados em antigos prédios e residências, no Brasil.
  • As peças do modelo tozeto são pequenas, com o objetivo para dar destaque na decoração, utilizadas para dar ângulos nas combinações dos ladrilhos no encaixe de quatro peças, e é uma ótima nativa para quem quer utilizar ladrilho hidráulico na decoração, mas com poucos gastos.
  • Os modelos patchwork são bastante desejados para quem quer criar detalhes em paredes, pisos ou mobílias, já que são compostos por peças de diferentes padrões, dando um visual muito divertido e bonito a qualquer ambiente.
  • Os ladrilhos hidráulicos de modelo liso podem ser encontrados tanto em cores únicas quanto estampas, a diferença é que sua composição não é antiderrapante e não possui pequenas pedrinhas que dão diferença de textura e iluminação.
  • Ladrilhos hidráulicos antiderrapantes possuem pequenas elevações em formatos de quadrados, riscos ou moedas, que podem variar de quantidade conforme a peça, e são muito bons para evitar que pessoas acabem escorreguem.

 

Certamente, existem vários outros modelos de ladrilhos hidráulicos, já que as possibilidades de personalização são infinitas, e diversos deles foram desenvolvidos para projetos únicos.

A importância desse revestimento para a história humana é grande, já que ele representou, principalmente, uma época de grande transição entre economias basicamente rurais para as industrializadas, além de acompanhar as ideias modernistas pós-primeira guerra mundial, que representaram um marco nas artes, no estilo de vida e na decoração, refletindo a sociedade de consumo que emergia na época.

No Brasil, os ladrilhos hidráulicos tornaram-se populares, principalmente, com o governo vargas, que trouxe as ideias modernistas para o país, e eles foram um grande marco em várias cidades que passavam de pequenas províncias para centros importantes em suas regiões.

O resgate dessa memória tem muita importância na valorização desse tipo de revestimento que, além de ecológico e sustentável, é uma verdadeira expressão artística de um século, e que marcou a memória de diversas pessoas e lugares.

Com todos esses diferentes modelos de ladrilho hidráulico, é fácil escolher um que se adapte à decoração de qualquer ambiente, para torná-lo único, original, e muito mais bonito.

© Copyright 2019, Mosaicos Amazonas | Especialista em Ladrilho Hidráulico e Piso Tátil de Concreto