Conheça o piso drenante, a inovação para permeabilização do solo

piso intertravado

em grandes cidades podemos notar que as enchentes são grandes problemas e que a procura por soluções é constante. uma das soluções já está a nosso alcance, e além de resolver o problema ainda deixa sua residência ou estabelecimento mais bonito.

trata-se do piso drenante, ele permeabiliza o solo e ainda dá um charme para o local. dependendo do lugar que a pessoa deseja construir, o cidadão deve ter aprovação do seu projeto no qual deve constar uma área permeável, e com isso podemos perceber que este piso é ecologicamente correto. caso a pessoa não aceite esta área no projeto, a obra pode até ser embargada.

além de todas essas vantagens, o piso drenante pode ser modificado de cor, o que dará um charme especial ao ambiente e uma diferenciação para cada gosto.

e as vantagens não acabaram este piso ainda conta com 97% de permeabilidade, é antiderrapante, atérmico e resiste ao intenso tráfego de veículos, o que possibilita que seja usado em garagens.

o local também deve ser analisado, pois ele é indicado para uso em áreas que necessitam de permeabilidade. não adianta colocar na sua cozinha, por exemplo, é para ser utilizado em beira de piscina, áreas de lazer, ou seja, locais que possuem grande quantidade de água próxima.

uma grande diferença dos outros pisos está na hora da limpeza, pois nos pisos comuns é necessário puxar a água para o ralo e junto com ela vai sujeiras. já com o piso drenante isso não é um problema porque a água não ficará acumulada sobre o piso, será escoada para baixo da instalação do piso em direção ao lençol freático. é indicado que uma vez por mês o piso seja lavado com jato de água apenas para tirar o excesso de poeira que fica e assim evitar que ele fique encardido.

geralmente este tipo de piso tem 5 anos de garantia oferecidos pela empresa, embora tenham que ser seguidos corretamente a maneira de instalação para que a garantia não seja comprometida.

forma de colocação e valores

a colocação é de nível simples e como qualquer outro piso, deve se feito o nivelamento e compactação do terreno. para auxiliar a absorção da água é indicado o uso de pedriscos, uma camada em torno de 4 cm e também uns 2 cm de areia. após o nivelamento, os pisos são encaixados e feitos os recortes. e pronto! já está finalizado!

 os valores variam de região para região, mas em média custa de r$ 40,00 a r$ 70,00 o metro quadrado, e qualquer profissional da área de construção pode estar assentando, no entanto que siga as instruções e recomendações.

a base do piso drenante é o concreto, e também incorpora minerais, fibras naturais e um aditivo europeu que dá resistência e permeabilidade.

apesar de o valor ser acima dos pisos convencionais, a sua venda tem crescido a cada ano devido ao seu custo benefício se o melhor. este tipo de piso é ecologicamente correto, o que muitas empresas e clientes buscam atualmente, é antiderrapante (o que evita quaisquer acidentes que possam ocorrer) e também é muito resistente, sem contar que deixa o ambiente com outro aspecto, bem mais charmoso e ele pode ser removido facilmente.

os pisos drenantes são divididos em dois tipos: aqueles que aguentam mais pesos para suportar peso de veículos (garagens) e outros que não aguentam tanto, pois não há a real necessidade, como é o caso de beira de piscinas, jardins, etc.

tamanhos de piso

os tamanhos variam, desde pequenos de até grandes, conforme a necessidade e combinação do ambiente.

piso

quando foi lançado o piso

o piso drenante foi lançado no ano 2006 em são paulo pelo arquiteto paisagista benedito abdud. a grande vantagem comparada às calçadas ecológicas, é que água da chuva penetra o piso, ao contrário do piso impermeável que a chuva passará por cima e escorrerá para as bocas de lobos ocasionando as enchentes.

padrão abnt

a abnt (associação brasileira de normas técnicas) estabelece requisitos e procedimentos para que seja liberada sua aprovação. desta forma os pisos drenantes ganharão mais qualidade e mais funcionalidade, ajudando a diminuir as enchentes.

principalmente as cidades grandes ganharão um grande reforço nesta luta contra as enchentes, e quando falamos em natureza, podemos dizer que o piso está colaborando para os lençóis freáticos e o reaproveitamento da água da chuva.

as normas da abnt vieram para melhorar a estrutura dos pisos, exigindo projetos, especificação, ução e manutenção de todos os pavimentos permeáveis a base de concreto, isso é um grande avanço para nosso país.

a norma estabelece que os sistemas permeáveis devam ser utilizados de forma correta e que as cidades contenham mais áreas permeáveis, para não colaborar com as enchentes que possam acontecer. o processo que acontece com o piso é a infiltração da água da chuva, abastecendo os lençóis freáticos e eliminando o escoamento superficial.

 outra vantagem fantástica deste piso é a possibilidade de armazenar água pluvial, condicionando seu reuso na lavagem de áreas privadas e públicas, irrigação de jardim, limpeza de residências, condomínios e comércios, entre outros.

com as normas da abnt é possível que os engenheiros, arquitetos e outros da área possam realizar um projeto voltado para um pavimento ecológico, no qual auxiliará a todos que estão ao seu redor.

veja os produtos que temos disponíveis na nossa loja virtual.

 

© Copyright 2019, Mosaicos Amazonas | Especialista em Ladrilho Hidráulico e Piso Tátil de Concreto