Cuidados que deve ter ao comprar piso intertravado

Piso intertravado amarelo

Atualmente, o piso intertravado é uma grande aposta das reformas de áreas públicas, como praças e ciclovias, assim como em áreas comuns de casa e condomínios, sendo a garagem o principal espaço de uso.

Ele apresenta muitos benefícios, que vão desde a sua simples instalação e possibilidade de reutilização, até os seus aspectos sustentáveis, como redução do consumo de energia pública devido à alta reflexão de luz e sua grande capacidade de absorver água de chuva. Ainda, este piso é antiderrapante. 

Mas atenção: é importante que você tome alguns cuidados antes de comprar piso intertravado para sua obra.

Nesta publicação, trazemos algumas dicas do que você precisa ficar de olho para não ter problemas futuros com a sua utilização.

Confira!

 

Cuidados ao comprar piso intertravado

 

Pesquisa de qualidade

O principal ponto que deve ser levando em conta no seu planejamento para comprar piso intertravado é a qualidade deste produto. Os blocos de concreto são pré-fabricados e é necessário fazer uma pesquisa prévia para saber se a empresa fornecedora segue as normas de qualidade estabelecidas.

Os fabricantes devem seguir a norma ABNT 9781 que define os requisitos para que as peças atinjam o nível adequado de qualidade e você possa comprar piso intertravado sem nenhum receio.

Faça testes

Um dos pontos indicados é que é importante que a empresa faça testes nestas peças. Por serem utilizadas em espaços que recebem o impacto de veículos, elas precisam ser resistentes, o que pode ser comprovado através de procedimentos que testam o volume de carga que pode ser suportado.

Isto pode ser calculado a partir do teste de rompimento. Você cliente precisa saber que o mínimo aceitável para que o material possa ser utilizado em vias urbanas é de, no mínimo, 35 MPA (Megapascal, unidade de medida de pressão).

Com esta informação, você pode exigir do fabricante uma cópia do laudo que constata o cumprimento da norma de qualidade.

Caso contrário, você corre o risco de ter decepções futuras. Especialistas afirmam que os pisos intertravados de baixa qualidade podem sofrer trincas e quebras já durante a instalação ou no início do fluxo de pedestres e veículos.  

Cuidado ao instalar os blocos de piso intertravado

Outra questão é o cuidado a ser tomado na instalação dos blocos. Uma conhecida vantagem em pensar em comprar piso intertravado é que a sua colocação é bem simples.

Como seu nome indica, eles são pisos que se encaixam uns aos outros como um grande quebra-cabeça, sendo fixados com areia fina.

Apesar da facilidade, os especialistas indicam que a instalação deve ser realizada por empresa com experiência neste tipo de obra. Isto porque eventuais erros comprometem a qualidade do material.

Se possível, peça a comprovação de obras já realizadas, seja para que você possa visitá-las ou conversar com outros clientes sobre a sua colocação.

Agora você já sabe quais cuidados são necessários antes de comprar piso intertravado. Lembre-se de pedir os laudos de qualidade para a empresa fornecedora e também referências para aquela que for responsável pela sua colocação. Desta maneira, você evita ter que gastar duas vezes.

 

Veja nossos modelos disponíveis em → Pisos intertravados

© Copyright 2018, Mosaicos Amazonas | Especialista em Ladrilho Hidráulico e Piso Tátil de Concreto