Ladrilho hidráulico: combina com meu ambiente?

Ladrilho hidráulico decoração

O ladrilho hidráulico pode ser utilizado nos mais variados ambientes de um imóvel. Seu uso mais comum encontra-se na cozinha, entretanto, a sala-de-estar, o banheiro ou até mesmo uma área externa pode se beneficiar desse ladrilho icônico.

As cores e os padrões desses ladrilhos variam bastante de acordo com o ambiente e é possível atingir um visual retrô ou até mesmo moderno, tudo dependendo dos móveis, das cores e do próprio ladrilho que é utilizado.

Ao longo desse post, nós falaremos onde e como você pode usar o ladrilho hidráulico para conseguir um bom resultado estético.

Pronto para saber mais sobre o assunto? Continue sua leitura!

 

Definindo o estilo do seu imóvel

 

O estilo do imóvel é determinante para a utilização do ladrilho hidráulico. Para aqueles que almejam atingir um tom retrô e mais tradicional, a utilização do ladrilho é indicada na cozinha ou na sala, por exemplo. 

Na cozinha, o estilo antigo quase sempre leva em consideração a utilização desse ladrilho nas paredes desse ambiente. Quando sua utilização é na sala, o estilo “tradicional” prioriza sua utilização no chão.

Como as opções são variadas, é interessante que o dono do imóvel veja várias imagens e tenha uma ideia clara e direta do objetivo com do espaço. A procura de um profissional também pode ser interessante, principalmente se o proprietário não tiver nenhuma experiência prévia com decoração.

Lembrando que o mesmo vale para quem deseja atingir um tom moderno e minimalista: para quem busca essas duas opções, a utilização do ladrilho quase sempre é realizada na parede.

Padrões mais sóbrios e com menos cores (muitas vezes monocromáticos) são a escolha ideal de quem está atrás de modernidade.

Para as pessoas que estão em busca de ambientes tradicionais, o inverso é verdadeiro: padrões mais complexos e mais cores podem ser utilizadas para esbanjar elegância e uma maior quantidade de detalhes.

 

Definindo uma paleta de cores

 

A paleta de cores é um dos pontos principais da composição artística de um ambiente que preza pela decoração. Todas as cores são planejadas e selecionadas previamente, o que garante o sucesso de toda empreitada.

Por essa razão, é indicado que o proprietário escolha as cores principais do seu ambiente de acordo com o estilo que foi previamente escolhido. Tons pastéis, por exemplo, são excelentes escolhas para quem deseja atingir modernidade e tranquilidade em um cômodo.

Na dúvida, opte por várias paletas de cores. Existem sites e softwares especializados que pode ajudar você a atingir bons resultados com pouco conhecimento.

As cores da sua escolha também são determinantes quando o assunto é a definição do local da instalação dos ladrilhos hidráulicos.

Como um exemplo, nós temos as cozinhas, que quanto mais claras forem as cores das paredes, mais chamativos podem ser os padrões (e as cores) dos ladrilhos hidráulicos.

 

Escolhendo o ladrilho hidráulico ideal

 

Agora que você já definiu o estilo e uma paleta de cores, falta escolher o ladrilho hidráulico ideal para dar vida a sua visão. Essa é uma etapa bem difícil, principalmente porque existem dezenas de opções no mercado.

Apesar da sensação inicial de sobrecarga de informações, saiba que a quantidade de opções é um “bom problema”. Passe bastante tempo escolhendo padrões que sejam adequados ao estilo que você almeja conquistar com sua decoração.

A dica principal é se inspirar com as dezenas (ou até milhares) de fotografias que existem na internet. O google imagens ou até mesmo o pinterest, são boas opções para conseguir traçar uma linha de pensamento que chegue próximo do seu objetivo.

No método de fabricação tradicional você pode customizar cada ladrilho da forma que achar melhor. O que pode ou não ser um ponto necessário para a transformação do seu lar.

 

E agora? Como terminar tudo?

 

Bem, se você chegou até aqui já deve ter tido uma ideia básica de um processo de decoração. Para terminar toda sua obra é necessário que você não só coloque em prática tudo aquilo que leu nesse texto, mas que você pratique antes de efetuar as mudanças no seu imóvel.

Uma das melhores maneiras de realizar esse “treino” é utilizando alguns aplicativos que ajudam você a fazer mudanças na parede de sua casa em tempo real. Com uma rápida busca é possível encontrar simuladores de pintura e programas especializados em design de interiores.

Eles são fáceis de usar e em poucas horas já é possível ter um bom domínio dessas aplicações, que vão desde celulares com iOS até celulares android.

Jamais realize algum tipo de modificação no seu imóvel sem ter ideia de como tudo pode ficar. Veja várias vezes as referências e tente efetuar as mudanças com o máximo de informação possível.

Ressaltamos mais uma vez que um arquiteto ou outro profissional relacionado a construção civil pode ser fundamental no processo de escolha de cores e de materiais a serem utilizados na sua reforma ou modificação.

Inclusive, todo o trabalho que você fez até aqui pode servir como base para as conversas posteriores para realização do serviço. Mostre suas opções e tente descobrir o que está faltando ou retire todas suas dúvidas durante as reuniões com seu profissional de escolha.

Em todo caso, esperamos que agora você saiba como e onde utilizar o ladrilho hidráulico. Como a peça é extremamente versátil, fica difícil dar exemplos únicos que funcionem para qualquer casa e gosto pessoal.

Todavia, com as diretrizes dadas nesse post, é provável que você consiga atingir o “tom” ideal da sua decoração. Desde que você realize todos os passos que foram citados ao longo do texto. Afinal, somente praticando e buscando soluções que é possível encontrar um bom resultado na decoração, não é verdade?

Esse foi o nosso conteúdo de hoje sobre como e onde usar o ladrilho hidráulico? Gostou do conteúdo? Não deixe de comentar logo abaixo! Que tal compartilhar esse post nas redes sociais? Mais pessoas podem estar em busca dessas informações sobre esse fantástico ladrilho!

© Copyright 2019, Mosaicos Amazonas | Especialista em Ladrilho Hidráulico e Piso Tátil de Concreto