Ladrilho hidráulico: como combinar

Ladrilho hidráulico no piso preto e branco

O ladrilho hidráulico foi inventado no fim do século XIX, e mesmo depois de todo esse tempo, ele ainda continua como uma opção viável e interessante para quem busca um ar aconchegante e familiar na decoração.

Seu nome vem do próprio processo de fabricação artesanal, onde as peças são submersas na água para completar o processo de dura. Sendo feito a base de cimento, seu aspecto é nostálgico e garante muitas lembranças para os mais velhos que provavelmente viveram em um imóvel que possuía pelo menos um tipo desse ladrilho em algum cômodo.

No post de hoje nós falaremos como você pode usar esse ladrilho na decoração do seu lar, seja ele moderno, minimalista ou com caráter “vintage”. Se você ficou interessado no assunto, não deixe de ler esse texto até o final!

 

Da Europa para o Brasil

Antes de iniciarmos as nossas dicas de utilização, é interessante saber que esses ladrilhos possuem origem europeia. Sua criação teve como objetivo substituir as tradicionais pedras de mármore que costumava ser o padrão de beleza da época.

Com o seu sucesso, cada vez mais modelos foram criados. Os modelos de cores e os padrões eram realizados por desenhistas e artistas que tinham o interesse de alcançar a vanguarda arquitetônica.

Sua utilização principal — pelo menos nesse início — foi no chão, onde lindos ornamentos se tornavam parte principal da decoração de um ambiente. Naquele momento, os padrões chamativos e traziam uma grande sensação de modernidade.

Inclusive, esse período foi marcado pelo que hoje nós conhecemos de “movimento modernista” que tomou conta do design e das artes nas décadas seguintes. Países como Espanha e Itália foram alguns dos precursores desse modelo de ladrilho para o resto do mundo.

Apesar de toda sua história, o ladrilho hidráulico continua sendo um “queridinho” de todas aquelas pessoas que buscam mais cor, vida e bem-estar em um ambiente do seu imóvel. 

Em quais ocasiões devo utilizar o ladrilho hidráulico na decoração?

O ladrilho hidráulico não possui regra específica. Por ser tão versátil, ele pode ser utilizado na parede e no piso de qualquer ambiente que você sinta a necessidade de encontrar um ar “retrô” e aconchegante.

Todavia, sua utilização mais comum acontece na cozinha. Onde pequenos painéis podem ser formados na parede ou no chão para apresentar aquele tradicional clima “caseiro” que era encontrado em imóveis mais antigos.

Quintais e áreas externas também se beneficiam da sua utilização, fazendo com que essas áreas também sejam de grande interesse para quem está em busca daquele estilo mais rústico.

Entretanto, salas, quartos e banheiros também podem receber essa versátil peça decorativa, que em muitos casos, se torna um verdadeiro destaque, sobretudo naqueles ambientes que são monocromáticos (apresentam uma só cor em tonalidades diferentes).

Contudo, é preciso lembrar que como o ladrilho hidráulico é feito de cimento e possui um processo de construção artesanal e mais “datado”. É muito comum que essas peças passem por um desgaste natural devido seu tempo de utilização.

Se o seu objetivo não é ter um clima “vintage” ou “retrô” (com aspecto de desgaste), recomendamos que você escolha algumas “imitações” que possuem processo de fabricação mais moderno e outro material como o porcelanato.

Essa pequena dica pode ser fundamentalmente importante, principalmente se a sua opção for utilizar um ladrilho em uma área externa ou em um local que necessite de limpeza frequente. 

Utilizando essa peça na decoração 

Como citamos, existem várias maneiras para utilizar o ladrilho hidráulico na decoração. Abaixo, nós falaremos algumas das duas principais maneiras que seriam na parede e no chão de um imóvel.

Aqui, nós não abordaremos os cômodos, uma vez que sua utilização pode acontecer em qualquer lugar da casa. Entretanto, algumas dicas abaixo darão uma ideia da melhor escolha para o seu caso ideal.

Saiba que a cor das paredes e a mobília do cômodo são dois fatores que determinam se há ou não a possibilidade de harmonização das peças utilizadas. 

Utilizando o ladrilho hidráulico no chão

No chão, os ladrilhos hidráulicos são excelentes opções para ajudar a dar vida ao ambiente da sua escolha. Os mais recomendados, para este caso, são áreas externas e a sala de estar.

Essencialmente, as cores dos ambientes escolhidos devem ser neutras, e os móveis também devem ser de caráter mais sóbrio. Móveis confeccionados em madeira, por exemplo, são algumas das melhores opções.

Padrões em mosaico podem ser confeccionados como uma área central do cômodo para trazer mais elegância e beleza para a área de decoração.

Quando falamos da utilização do ladrilho hidráulico no chão, obviamente devemos ter cuidado para não exagerar nas cores e não deixar o ambiente confuso e “carregado” visualmente.

O cuidado maior aqui é com a complexidade dos padrões de cores e com a utilização correta em determinados espaços para que o efeito desejado seja atingido.

Apesar de versátil, o ladrilho hidráulico no chão pode ser um pouco complexo para “funcionar” no design de interiores. A contratação de um profissional (como arquiteto, por exemplo), pode ser indicada para que um bom resultado seja atingido. 

Utilizando o ladrilho hidráulico na parede 

Na parede o ladrilho hidráulico é muito utilizado em forma de painéis. Raramente sua utilização é feita de maneira completa em um cômodo, apesar de no passado existirem “modelos” de decoração que optavam por essa escolha.

Aqui os cômodos mais comuns de utilização são a sala-de-estar, a cozinha e o banheiro. Cores mais claras normalmente acompanham bem esse tipo de ladrilho, sendo o branco, o “gelo” e alguns tons pastéis as melhores opções.

Algumas pessoas optam por cores vivas e diferenciadas, enquanto outras preferem painéis mais sóbrios e monocromáticos — aqui é importante observar cada caso individualmente para que boas escolhas sejam realizadas.

Como a variedade de opções é muito grande, cada caso depende de uma escolha minuciosa de opções móveis, piso e cores.

No geral, quanto mais chamativo ou quanto mais cores forem utilizadas, maior é a necessidade de objetos e cores sóbrias para trazer um equilíbrio ao ambiente em que está sendo decorado.

Esse foi o nosso post de hoje sobre como usar o ladrilho hidráulico na decoração

© Copyright 2019, Mosaicos Amazonas | Especialista em Ladrilho Hidráulico e Piso Tátil de Concreto