Ladrilho Hidráulico é nova tendência

ladrilho no banheiro

O ladrilho hidráulico esteve presente nas decorações por muitos anos. Porém ele passou por uma época de esquecimento. Mas para a alegria das pessoas que gostam de um ambiente colorido e original, eles voltarão com tudo, e prometem ficar por um bom tempo.

Os ladrilhos hidráulicos foram criados para a utilização nos palácios europeus por volta do século 19, o seu “tempo de esquecimento” após esse período ele foi deixado de lado por cerca de um século, quando retornou em 1920. Ele passou por mais uma época de esquecimento, onde foram substituídos por novas tecnologias em acabamentos que surgiram na década de 50. E agora ele surge novamente como uma tendência! considerado um material bonito e que agrada a maioria, ganhou o status de elegância e qualidade. E além de tudo isso, ele possui um maravilhoso custo benefício, quando comparado com outros revestimentos artesanais.

O motivo desse material retornar a todo vapor, é a necessidade atual de unir o antigo ao moderno, os decoradores e arquitetos estão apostando nessa peça artesanal, para um ambiente mais aconchegante e intimista. Por ser artesanal, ele agrada ainda mais o gosto de todos.

ladrilho hidráulico cozinha

Em quais ambientes eles podem ser usados

Por possuir desenhos com várias cores, monocromáticos, onde são misturados vários padrões para se criar um patchwork, o ladrilho hidráulico, pode ser usado em qualquer ambiente. Seja em áreas internas ou externas, pisos, paredes, sendo utilizados muitas vezes para revestir móveis, como por exemplo, os tampos de mesas.

Porém o seu maior destaque é nas cozinhas e nos banheiros, a maioria das pessoas que optam por investir nesse revestimento, escolhem esses ambientes. A decoração vintage, pode ser apresentada de várias formas, e ao contrário do que muitos pensam, ela não é somente um amontoado de coisas velhas.

Uma decoração vintage, usando ladrilhos hidráulicos, preto e branco, por exemplo, podem trazer um ar super contemporâneo para o ambiente escolhido, ainda mais se os padrões forem geométricos.

Como são fabricados e como manter

Por mais que as peças apresentem um aspecto poroso, elas são resistentes ao tempo e ao uso, porém apresentam menor resistência do que outros produtos cerâmicos, principalmente quanto a flexão e ao desgaste.

Os ladrilhos são produzidos com placas de concreto que apresentam grande resistência, o processo no qual essa placa passa, é em sua maioria, artesanal, e demora em torno de 30 dias até a finalização. São utilizados moldes de cobre, possuindo vários compartimentos que formam um desenho, o processo de preenchimento, por exemplo, é totalmente artesanal, já que os moldes são preenchidos manualmente.

Após isso ele é submergido em água, durante 8 horas, e depois colocados em local fechado que tenha abrigo ao sol, esse processo é fundamental para cura e secagem das peças. O processo de criação dos ladrilhos, não exige fornos.

A produção dos ladrilhos hidráulicos, não são feitas em lotes, cada peça é produzida individualmente, oferecendo assim um leque gigantesco de desenhos e cores. Outra vantagem dos ladrilhos hidráulicos é que são 100% ecológicos.

Para limpar, não há segredo, basta utilizar um pano úmido, e anualmente aplicar uma resina hidrofugante, para ajudar na conservação das peças e manter as suas características. 

Como instalar

Assentamento de ladrilho hidráulico

A instalação dos ladrilhos exige que o profissional escolhido para o serviço tome alguns cuidados. É importante que a base para o assentamento esteja preparada com 5 cm abaixo do nível do acabamento do piso. Para lugares que não possuem laje de concreto é importante que seja utilizado um lastro de concreto magro, sobre o chão firme, depois é só utilizar argamassa de areia lavada e cimento, como no assentamento de qualquer azulejo.

É aconselhável que seja aplicado argamassa no contrapiso e no fundo da peça, dessa forma será possível eliminar toda e qualquer diferença de altura que esteja presente na peça. Essas ações ocorrem pelo fato de que as peças são produzidas individualmente, como já citado, então são normais as diferenças nas espessuras, porém essas diferenças são mínimas e podem ser corrigidas da forma explicada.

É preciso também tomar o máximo de cuidado para que as peças não sejam manchadas, fato que geralmente ocorre no momento do assentamento, devido a peça apresentar altos níveis de porosidade.

Ladrilhos personalizados

Além das características citadas anteriormente sobre os ladrilhos hidráulicos padronizados, os arquitetos que desejam tornar um projeto único, pode optar pelos ladrilhos hidráulicos personalizados. É possível escolher os desenhos que irão compor a peça, como por exemplos formas geométricas ou abstratas e produzi-los nas cores desejadas. Esses ladrilhos hidráulicos personalizados, permitem que sejam dispostos na forma de logomarca ou de um brasão da empresa, por exemplo.

Nesse caso, para que seja possível a criação dos ladrilhos personalizados, para cada projeto é criado uma fôrma exclusiva.

Você poderá escolher o seu tema contando com uma grande variedade de gráficos produzidos por designs renomados, além de que a personalização do ambiente fica por sua conta, permitindo até mesmo que você combine os ladrilhos hidráulicos com outros materiais.

Em ladrilho hidráulico bem cuidado, é capaz de conservar a sua cor por muitos anos.

 


Procurando ladrilho hidráulico? Acesse a seção de produtos e veja os modelos disponíveis.

Sobre: A Mosaicos Amazonas esta localizada na zona leste de São Paulo, precisamente em Itaquera.
Grande parte do nosso público é da capital Paulista como os bairros Itaim Bibi, Consolação, Perdizes, Vila Mariana, Campo Belo, Saúde, Brooklin, Moema, Lapa, Indianópolis, Vila Clementino, Jabaquara, Jardins, Morumbi, Panambi, entretanto atendemos todo o Brasil. Não deixe de nos contatar.


 

© Copyright 2019, Mosaicos Amazonas | Especialista em Ladrilho Hidráulico e Piso Tátil de Concreto