O piso que virou história

Ladrilho Hidráulico SP

 

A origem dos ladrilhos hidráulicos remonta à época bizantina quando eram usados na montagem dos belos mosaicos antigos. As primeiras fábricas de ladrilho no Brasil apareceram no final do século XIX. Sua utilização é bastante ampla até os dias atuais, revestindo pisos de áreas externas e internas, paredes, tampos de mesas e até mesmo churrasqueiras.

O piso de ladrilho hidráulico é altamente indicado como revestimento de ambientes externos, porque alia características antiderrapantes à alta resistência à abrasão, comum em regiões de tráfego intenso. Portanto, ele é indicado para revestimentos de calçadas, praças, estacionamentos e demais regiões de grande fluxo de pessoas ou veículos.

Um dos diferenciais do ladrilho hidráulico é sua facilidade de instalação e manutenção, além de apresentar rejunte estreito e regularidade na superfície, tornando bastante confortável o ato de caminhar, andar de cadeira de rodas ou empurrar carrinhos de bebês. A possibilidade de fazer ladrilhos de cores claras torna o piso de ladrilho hidráulico ideal para áreas urbanas evitando absorção excessiva de calor.

Um fato curioso que vale a pena ser relembrado ocorreu na cidade de São Paulo, precisamente no ano de 1966...

O então prefeito de São Paulo, Faria Lima, abriu um concurso para escolher a “estampa” das calçadas da cidade. A vencedora, Mirthes Bernardes, na época desenhista de obras da Prefeitura de São Paulo, introduziu na capital paulista o piso de ladrilho hidráulico com a forma do estado de São Paulo geometrizada. Era para ser um simples padrão de calçada, mas o desenho de Mirthes foi um sucesso e se transformou em padrão gráfico, sendo utilizado emsolados de sandálias, fachadas de prédios, rótulos de produtos, etc.

A princípio o poder público cobriu as calçadas das principais avenidas da cidade com o padrão de Mirthes. O que gerou uma rápida popularização deste padrão para calçadas de casas, prédios residenciais e comerciais e demais áreas comuns da cidade. A sobriedade e beleza das estampas gerou tanta aceitação que fez com que o ladrilho hidráulico mapa de São Paulo se transformasse em um dos principais símbolos da cidade.

Outras prefeituras também adotaram ladrilhos hidráulicos com estampas próprias em áreas públicas, como por exemplo a prefeitura de Santo André - SP, São Bernardo do Campo - SP, Mogi das Cruzes - SP e Sorocaba - SP. Contribuindo assim, com o fortalecimento do ladrilho hidráulico como um dos principais símbolos da cultura paulista e brasileira.

Ladrilhos deste artigo: Ladrilho Hidráulico Mapa de São Paulo | Ladrilho Hidráulico Santo André | Ladrilho Hidráulico São Bernardo | Ladrilho Hidráulico Mogi

© Copyright 2018, Mosaicos Amazonas | Especialista em Ladrilho Hidráulico e Piso Tátil de Concreto