O que é ladrilho hidráulico

ladrilho hidráulico o que é

Entre as décadas de 30 e 40 os ladrilhos hidráulicos eram os mais procurados para a decoração das casas, e hoje em dia ele está voltando ao gosto das pessoas por serem bonitos, e possuir uma gama enorme de desenhos e cores, além de que são bem versáteis, podendo ser aplicados em diversos ambientes da casa.

 

A produção do ladrilho é feita de forma individual, por isso a necessidade de serem vendidos sob encomenda. Ele precisa de todo um cuidado para armazena-lo e assenta-lo, para que possa ser preservado, evitando que sujem ou quebrem, já que é um material muito sensível. É indicado que o armazenamento seja feito face a face, evitando expor o lado do desenho.

 

Mesmo em áreas públicas onde há grande circulação é necessário tomar todo o cuidado com o local que será aplicado. É importante que área esteja limpa, livre de qualquer sujeira. Nesse caso não é necessário a resina protetora, já que ela não teria muita serventia pelo grande atrito que é gerado.

O cliente poderá escolher como gostaria que fosse feito o assentamento, com junta seca ou rejuntada. O mais procurado é a junta seca onde as peças são colocadas uma do lado da outra. Se você optar pelo rejunte é importante utilizar o que o próprio fabricante te fornecer, para que o material não seja danificado, e para o acabamento ficar perfeito.

 

Como são feitos os ladrilhos hidráulicos?

 

Primeiramente o cliente deverá escolher o molde que deseja para a criação do ladrilho, a partir dessa etapa, é possível que sejam criadas várias cores e estampas, para serem usados como borda, de forma continua, com estampas florais, trabalhados em patchwork e para realizar o acabamento de rodapé. É importante que você forneça a planta para o responsável, para que o produto seja produzido de forma que facilite o assentamento.

Todo esse processo é realizado de forma artesanal, os materiais usados são cimento branco, quartzo e pó-de-pedra. O molde utilizado é de ferro, e a coloração poderá apresentar até cinco tons diferentes, baseados em 40 cores de tinta.

Para todo esse processo ser concluído o ladrilho hidráulico deve ficar submerso, por cerca de oito horas, na água para que seja curado. E é desse processo que vem o nome ladrilho hidráulico.

 

Eles são vendidos geralmente no tamanho de 20 por 20 cm, já a espessura poderá variar entre 2 cm e 3 cm.

Geralmente o material tem uma longa vida útil, mas tudo depende do seu cuidado, para seguir a orientação do fabricante em relação a instalação e a manutenção dos ladrilhos. Seguindo tudo à risca, você consegue prolongar a durabilidade do seu produto.

As dimensões, a definição, o formato e o assentamento dos ladrilhos hidráulicos, possuem normas técnicas.

Agora vou te explicar passo a passo desde os equipamentos necessários até a finalização para a aplicação dos ladrilhos hidráulicos.

 

Quais os materiais e os equipamentos de segurança que devem ser utilizados pelo profissional?

É muito importante que a segurança do profissional seja garantida, é indicado a utilização de luvas, óculos de segurança, e máscara para proteger as vias respiratórias.

Os materiais que ele irá utilizar para realizar a colocação do ladrilho será uma régua de alumínio de 1 m, colher de pedreiro, caixa de massa e trincha, e para que o acabamento fique perfeito é importante utilizar o rolo de pelo curto, a resina especial que foi fornecida pelo fabricante, e um pano umedecido na água limpo.

Como preparar a área que irá receber o ladrilho?

Primeiramente é preciso que seja feita a nivelação e a limpeza do local onde será instalado o ladrilho. Após isso deve ser aplicado a argamassa com aproximadamente 1 cm de espessura. Tome muito cuidado para que a peça não fique manchada, é recomendado para peças claras a utilização da argamassa na cor branca.

Como nivelar as peças?

Como já havia dito, a espessura do ladrilho varia entre 2 cm e 3 cm, então é importante que na hora da aplicação, essa diferença seja corrigida com o auxílio da argamassa. Um fator importante é revestir as pontas do ladrilho hidráulico, para que não acha trincas futuramente na peça. Um fator importante que é todo o fundo da peça deve ser preenchido com argamassa colante sobre risco de quebra futura.

Como deve ser feito o assentamento?

O ladrilho hidráulico é uma peça muito sensível então deve evitar que haja respingos ou sobras de argamassa no material, se caso ocorrer a limpeza deverá ser feita imediatamente, pois quando for passado a resina ou então quando a peça for molhada, irá aparecer as manchas. Para que a peça fixe e fique nivelada, é importante que a peça seja pressionada com as mãos e nunca utilizando o martelo de borracha, pois além do risco de trinca, pode ocorrer manchas no ladrilho. Caso não for possível remover os respingos de argamassa a peça deverá ser lixada, utilizando a lixa d’água no 100.

Como aplicar a resina após a finalização?

Depois de o ladrilho ser limpo com um pano úmido, e ser retirado todas as manchas, é preciso aplicar uma resina protetora. A aplicação deve sempre obedecer ao mesmo sentido, nunca fazendo o movimento de cruz, ela poderá ser aplicada com um rolo de lã ou de espuma. É necessário que esse processo seja repetido 3 vezes, de oito em oito horas. Se achar necessário, também é interessante aplicar uma mão de cera industrial.

Quais os cuidados que devemos tomar logo após a aplicação? 

O ambiente só deve ser aberto a circulação após 12 horas. Para a proteção do ladrilho, é importante que seja colocado uma camada de plástico, e outra de papelão. O plástico nesse caso é indispensável para que a peça não manche com o papelão.

 o que é ladrilho hidráulico

Agora você já sabe tudo sobre ladrilhos hidráulicos e está pronto para escolher o seu estilo e começar a personalizar a sua casa, para deixa-la mais moderna e com a sua cara.

Então não perca tempo e confira as opções que temos de ladrilhos hidráulicos aqui no nosso site.

Até a próxima!

© Copyright 2017, Mosaicos Amazonas | Especialista em Ladrilho Hidráulico e Piso Tátil de Concreto