O que é piso intertravado

Piso intertravado

Hoje em dia os pisos intertravados estão cada vez mais populares nos projetos de arquitetura e engenharia. Independente de como é chamado, bloquetes, pavimentos, drenantes, pavers entre outras denominações, o piso intertravado veio para substituir o paralelepípedo, já que são mais planos e dão melhor acabamento.  

Continue lendo o artigo para que você entenda exatamente o que é e para que serve esse piso.

Como funciona?

Como já citado anteriormente o piso intertravado possui várias nomenclaturas, mas independente de como é chamado ele é feito da mesma forma. São blocos pré-fabricados de concreto. Há uma grande demanda desse material para ser usados em lugares públicos, como praças, ciclovias e espaços externos como em calçadas e garagens.

Os benefícios que esse revestimento oferece, está muito ligado a acessibilidade, sendo ideias para cadeirantes, e deficientes visuais, como os pisos táteis.

Além da acessibilidade outro fator muito legal sobre os pisos intertravados, é a sustentabilidade. Por absorverem grande quantidade de água, eles evitam a impermeabilização do solo, prevenindo varias catástrofes urbanas, como por exemplo, as enchentes.

Instalação

A forma que os pisos são instalados faz jus ao nome, já que eles são encaixados como um quebra cabeça, se travando entre si, unidos por uma camada de areia fina.

Não é necessário que o piso seja colocado por alguém especializado, mas é sempre importante ter referencias de quem for colocar o material para você. E uma vantagem é que os pisos não deixam marcas no local onde foi colocado e pode ser reaproveitado.

A sua colocação é bom simples, veja só: é necessária a instalação de contenções nas laterais para que não haja deslizes dos blocos, após isso deverá ocorrer a nivelação e a compactação da base com brita granulada ou grãos de pedras e também a nivelação da areia onde o piso será assentado.

Após isso é só colocar as peças, alinhar, cortar e ajustar, depois disso é só compactar e limpar. E você já poderá utilizar seu novo piso.

E se caso seja necessário alguma obra de manutenção ou infraestrutura, você não precisará quebra-lo somente desencaixa-lo e pronto, poderá realizar sua obra tranquilamente.

Quais as formas do piso intertravado?

Piso Intertravado

Existem varias formas de piso intertravado, ele é apresentado mais comumente em forma hexagonal, quadriculares e retangulares, que transformam o assentamento em uma tarefa divertida e criativa.

Veja as formas, de um modo mais detalhado de como essa material pode-se se apresentar.

Piso intertravado cores

Bloco 16 faces / onda

O bloco de 16 faces, ou como é mais conhecido, o bloco onda, é o que oferece maior encaixe entre as peças pela sua quantidade de lados. Ele é encontrado em diversas cores.

Bloco retangular / holandês

O bloco retangular ou holandês é recomendado para ser colocado em calçadas, já que seu atrito é menor do que o de 16 faces. Ele é considerado um paralelepípedo simples, e é muito utilizado para formar desenhos com as misturas de cores.

Bloco sextavado / hexagonal

Ele é utilizado como revestimento em calçadas e vias de passeio publico, e por ser um bloco praticamente plano, não é recomendado seu uso onde haja passagem de veículos, já que o seu travamento é bem inferior comparado ao bloco de paralelepípedo. 

Blocos grama

Os blocos grama são considerados um piso drenante, e é muito indicado para as cidades que exigem pisos com nível alto de permeabilidade.

Blocos raquete

Um bloco que representa um mosaico com formas quadradas e octógonas, ele possui um bom travamento em relação ao bloco sextavado.

Bloco placa

De formato simples o seu acabamento é de uma simples placa de concreto, ele proporciona um acabamento muito interessante, só que o seu nível de travamento é muito baixo, ele pode ser usado até mesmo no lado interno de alguns ambientes.

Bloco ossinho

Esse bloco permite que seja criado formas na calçada, pois apresenta diferentes cores, o seu travamento é considerado um nível bom e pode ser usado em estacionamentos privativos e em calçadas de área externa.

Bloco 3 pontas

O bloco de 3 pontas é mais difícil de ser encontrado. Ele é a união de três pequenos hexágonos, formando um bloco de 12 faces. Isso faz com que o seu nível de travamento seja muito elevado, ideal para ser usado em áreas externas.

Quais os cuidados a serem tomados na instalação do piso intertravado?

Piso intertravado instalação

É importante que o limite de peso e compressão que cada tipo de bloco é capaz de suportar. Esse papel é de responsabilidade dos arquitetos e engenheiros, pois se ultrapassado o limite de peso, é inevitável que o bloco afunde ou quebre.

Segue a espessura indicada para a quantidade de trafego que haverá no ambiente:

  • 60 mm: para tráfego leve de pedestres;
  • 80 mm para tráfego de veículos comerciais e pesados;
  • 100 a 120 mm para tráfego extremamente pesado;

Se você pretende saber mais sobre as normas técnicas de instalação do piso intertravado, acesse o site da ABNT e consulte as normas, NBR 9781 e NBR 9780.

Outra forma de você se informar um pouco mais sobre as normas técnicas é consultando a cartilha que a ABCP disponibilizou para os profissionais que desejam saber mais.

No momento da limpeza é preciso ter muito cuidado, principalmente se for utilizado uma maquina de hidro jateamento, podendo danificar o rejunte, soltando os blocos.

Cores disponíveis do piso intertravado.

Os blocos poderão ser encontrados nas cores, vermelha, terracota, cinza, amarelo, azul e verde, e por esse motivo é que os pisos então ganhando cada vez mais espaço no setor de revestimento e pavimentação.

Além dos benefícios citados a cima, os pisos intertravados são capazes de economizar da energia pública, já que eles aumentam a reflexão da luz em até 30%.

Você pode consultar as cores que Amazonas comercializa clicando aqui.

Orçamentos e preços 

Como são de alta durabilidade e de fácil manutenção os pisos intertravados, apresentam um valor de custo beneficio bem acessível. Confira nossos preços aqui no site.

Achou interessantes as dicas e informações sobre os pisos intertravados? Então aproveite e veja outras dicas disponíveis aqui no nosso site, sobre os pisos táteis, ou então sobre os ladrilhos hidráulicos.

© Copyright 2017, Mosaicos Amazonas | Especialista em Ladrilho Hidráulico e Piso Tátil de Concreto