O que é piso tátil

piso tátil o que é?

Ao andar pelas calçadas você já percebeu pisos com cores e relevos diferentes? Pois é, esse é o piso tátil, um material produzido para o auxilio de deficientes visuais, para facilitar sua locomoção. Eles simbolizam sinais, para que eles possam notar a diferença com a bengala ou por vultos de cores que predominam o solo.

O piso se tornou uma obrigação para os construtores, com a aprovação do decreto-lei 5296, no dia 2 de dezembro de 2004. O decreto determinou que a acessibilidade no setor urbano, tanto particular e público, como obrigação. Os parâmetros são definidos conforme o critério da NBR 9050, da ABNT, ou seja, todas as construções, instalações, adaptações de edificações, mobiliários, espaços e equipamentos urbanos deverão possuir na calçada e em suas instalações o piso tátil, para facilitar a acessibilidade.

Para que o piso consiga ter o efeito desejado, é necessário que ele cause contraste igualado ao piso adjacente, pois assim fica mais fácil para que as pessoas com baixa visão sejam guiadas.

Além de ser uma obrigação, é muito bom para o estabelecimento, em termos de valores, a colocação do piso tátil, pois demonstra empatia, e preocupação com os seus clientes que possuem deficiência visual.

Mas para tudo isso dar certo é preciso muito planejamento, pois o objetivo é ajudar os deficientes visuais, e não dificultar mais ainda o seu acesso. Não é difícil encontrar estabelecimentos que os pisos direcionam as pessoas para lugares perigosos, que possuem obstáculos, ou que até mesmo não levam pra lugar algum, ou seja, não adianta somente seguir a norma, é preciso pensar no próximo e fazer a coisa certa.

A importância da acessibilidade

Quando dizemos que o piso tátil é uma forma de acessibilidade para deficientes visuais, não estamos nos referindo somente, as pessoas que são 100% cegas, nessa categoria podem-se incluir pessoas com pouca visão, que podem distinguir vultos, cores e formas. Por isso a importância que o piso tenha destaque ao lado do restante, facilitando ainda mais a locomoção dessa pessoa até o caminho desejado, não precisando se orientar pelos relevos, sendo só as cores suficiente para isso.

E para aqueles que não possuem nenhuma capacidade de visão, o piso tátil, torna-se fundamental. E a forma que é colocado, pode ajudar ou prejudica-lo ainda mais. É muito importante que o piso seja colocado da maneira certa, seguindo os padrões de tamanho e dimensões. Sendo bem assentados ao solo, para que ao manusear a bengala ele tenha independência e segurança.

Não deixe de acrescentar a acessibilidade ao seu estabelecimento, além de cumprir uma lei, você estará ajudando muito as pessoas com dificuldades para enxergar.

 Quais são as cores disponíveis para o piso?

Como eu já citei anteriormente é preciso que o piso tenha destaque em relação ao restante do solo. E para isso ser possível são fabricadas varias cores, porém o amarelo, azul, vermelho, branco e preto são os mais usados pelos construtores e arquitetos.

o que é piso tátil e sua finalizade

Amarelo

O piso tátil de cor amarela pode ser encontrado de forma mais comum, eles geralmente são colocados em áreas externas de centro de lazer e convivência como os shoppings centers, estações de trens, hotéis, metros e escolas. Eles são usados contrastando com os pisos de tonalidade cinza.

Azul

Entre as cores citadas anteriormente o azul é a mais popular delas, são usadas basicamente em todos os tipos de pisos, como granito e até mesmo concreto, em calçadas da cidade, a sua cor contrastante mais predominante é o cinza. Por ser uma cor forte, ela é a mais escolhida para ajudar na acessiilidade de deficientes visuais.

Vermelho

Uma das cores menos usadas como pisos táteis é o vermelho, ficando atrás somente do branco, eles são mais utilizados em pisos de cores claras ou então quando é possível colocar essa cor para completar a decoração do local.

Preto

Geralmente a cor preta é utilizada em locais onde há comércio e atendimento ao público. Ele é combinado com cores muito claras, como branco, bege e creme, lembrando que ele é mais utilizado em áreas internas. E consegue ter um bom destaque para as pessoas que conseguem visualizar cores e formas.

Branco

O piso branco, como já citado, é a cor menos escolhida para a acessibilidade dos deficientes visuais, isso se deve ao fato de sujarem mais facilmente, tendo assim que ser limpos com mais frequência. Quando solicitado ele é utilizado para dar contraste em pisos mais escuros.

Lembrando que se necessário poderá ser produzidos outras cores de piso tátil como cinza e verde, tudo depende das especificações dos arquitetos e contratantes.

Quais são os tipos de piso tátil?

Os pisos táteis podem ser divididos em duas categorias, e é preciso que você consiga distinguir cada uma delas para entender onde será a aplicação correta.

  • Piso tátil direcional: ele é caracterizado por faixas paralelas em relevo, ele é colocado em forma de um caminho. Para que funcione de maneira correta e o deficiente visual consiga ser guiado através de sua bengala. O caminho deverá ser finalizado no local certo, não em uma parede ou então um obstáculo, se não, ele perderá todo o seu propósito.
  • Piso tátil de alerta: ele devera ser usado em conjunto com o piso direcional, ele contem varias bolinhas e círculos que indicam que há um obstáculo próximo que oferece perigo á ele, como por exemplo escadas, portas, elevadores, catracas, vãos e etc;. E nesse momento a pessoa necessita de mais do que uma ferramenta de acessibilidade, mas da empatia humana, para que ele consiga seu objetivo.

Então fique atento as combinações de cores e se o piso que pretende comprar obedecem as normas. E muito cuidado no momento da instalação, pois lembre-se o piso é para facilitar a acessibilidade e não complicar ainda mais a vida dos deficientes visuais.

Confira no nosso site os valores e opções que oferecemos pisos táteis.

© Copyright 2019, Mosaicos Amazonas | Especialista em Ladrilho Hidráulico e Piso Tátil de Concreto