O que é piso tátil e seu papel para uma cidade acessível

piso tátil de concreto

Piso tátil é o nome que se dá para um tipo de piso em estilo de alto-relevo muito utilizado para auxiliar pessoas portadoras de deficiência visual, ajudando-os na locomoção no ambiente urbano.

Através do alto-relevo, o piso tátil consegue orientar pessoas com deficiência visual a se locomoverem na cidade, por isso, são de extrema importância para gerar acessibilidade.

Quer saber mais informações sobre o piso tátil e como ele pode ser útil para a sociedade? Então continue lendo esse post e conheça mais sobre o assunto!

 

Do que é feito o piso tátil?

 

O piso tátil geralmente é feito de concreto ou de PVC, é facilmente identificado com uma cor diferente daquela que é normalmente usada em espaços como esse, justamente para destacar aos que enxergam, que ali é próprio para os deficientes visuais e fazer contraste com o piso adjacente para pessoas de baixa visão.

Esse tipo de piso possui dimensões diferentes e, ao adquiri-lo, você pode obter o piso tátil na dimensão que mais for de acordo com as suas necessidades.

Antiderrapante e resistente, o piso tátil foi feito para ser o mais seguro possível, podendo ser também utilizado em garagens.

 

Tipos de piso tátil

 

Atualmente, no mercado brasileiro existem dois tipos de piso tátil: o chamado direcional e o piso tátil de alerta, também conhecido como piso de bolinha. Conheça agora um pouco mais sobre cada um deles.

  • Piso direcional

O piso tátil direcional de concreto é indicado para áreas externas ou calçadas, e serve justamente para, como o próprio nome diz, dar um melhor direcionamento a quem passa por ele.

Por isso, esse tipo de piso tátil é altamente indicado para calçadas feitas para deficientes visuais. É composto por cimento e areia e tem alta resistência. A medida comum do piso tátil direcional é 25x25cm.

  • Piso tátil alerta

Esse tipo de piso tátil possui duas funções principais, sendo que a primeira é alertar situações de risco ou perigo e a outra é para identificar mudança de direção, mais indicado para composição de trilhas. O piso tátil alerta geralmente é colocado em rampas de acesso ou perto de elevadores.

O piso tátil possui parâmetro estabelecido pela NBR 9050 desde 2004.

 

Importância do piso tátil na cidade

 

A acessibilidade é tema que vem sendo muito discutido nos últimos anos. Permitir que pessoas portadoras de necessidades especiais tenha uma mobilidade urbana é essencial.

Atualmente, a acessibilidade é um fator que vem fazendo os governantes repensarem a estrutura urbana, pois, dar acesso à todas as pessoas é dever do Estado.

Com o conceito de acessibilidade, muitas medidas vem sendo tomadas para que a cidade seja adaptada a todo tipo de pessoa, inclusive às portadoras de necessidades especiais, como os deficientes visuais.

O piso tátil é uma dessas medidas. Aqui no Brasil, já vem sendo aplicados desde 2004, quando norma técnica NBR 9050 estabeleceu os parâmetros para os pisos táteis.

Garantir acessibilidade é algo imprescindível e se as tecnologias, hoje, permitem, é dever de todos colaborar. O uso do piso tátil permite a mobilidade urbana e é de grande valia para que um deficiente visual possa andar com mais segurança, até em cidades mais agitadas.

Investir em acessibilidade é trazer a possibilidade de ajudar pessoas que querem, como todos, poder ter uma vida normal, indo e vindo para onde bem quiserem.

Visite nosso página de piso tátil.

© Copyright 2019, Mosaicos Amazonas | Especialista em Ladrilho Hidráulico e Piso Tátil de Concreto