Piso tátil: como e quando utilizá-lo

Piso tátil metrô de São Paulo

O que é?

Piso tátil é uma ferramenta extremamente útil para locomoção de todas as pessoas, principalmente as que possuem alguma forma de deficiência visual e surdo-cegueira, tal sinalização é considerada um complemento para prover segurança, melhor mobilidade e orientação, cumprindo um importante papel para que essas pessoas circulem de maneira autônoma.

Há uma pesquisa de censo demográfico feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2010 onde aponta que, dentre as pessoas com deficiência visual são 6,5 milhões a possuindo de forma severa, quinhentos e seis mil possuindo perda total de visão (0,3%) e seis milhões possuem grande dificuldade para enxergar (3,2%) o que totaliza cerca de trinta e cinco milhões de pessoas, seguidas de perto por deficiência motora, auditiva, mental e intelectual, o uso desse tipo de piso em espaços públicos ou privados tem respaldo nas normas (vide acessibilidade – sinalização tátil do piso, lei 16537/2016, NBR).  A sinalização tátil se diferencia principalmente por sua textura e cor, sobressaindo em relação ao piso que está ao seu redor, há dois tipos de piso tátil, o piso tátil de alerta (mais conhecido como piso de bolinha) e o piso tátil de direcional.

Piso tátil de alerta

Piso tátil alerta

Os pisos táteis de alerta têm como função principal informar sobre respectivos perigos e mudanças no percurso. Os principais lugares os quais são utilizados é em frente a portas de elevadores, escadas rolantes e rampas de acesso. A cor do piso é muito importante, devendo sempre possuir um contraste diferente do piso ao redor.

Informações técnicas do piso tátil de alerta

Deverá ser instalado perpendicularmente ao sentido ao qual irá ocorrer deslocamento, possuindo cores e texturas com contraste diferente em relação ao restante do piso adjacente.

Serve principalmente para indicar:

  • Rebaixamento de calçadas;
  • Porta de elevadores;
  • No início e término de escadas;
  • Desníveis como: vãos, plataformas de embarque/desembarque e palcos;

 

Piso tátil direcional

Piso tátil direcional

 

 

O piso tátil direcional tem como sua função a direcionabilidade e orientação do percurso. Em lugares amplos onde não há nenhum ponto de referência que possa vir a ser detectado por uma bengala (no caso de pessoas com deficiência visual), tal piso serve para que o deficiente saiba como se guiar. Deve ser utilizado em sentido de fluxo com textura e cor que contrastem com o restante do piso, em grandes áreas de circulação a fim de indicar o trajeto a ser percorrido. Pode ser feito de concreto ou PVC. Tem maior indicação para lugares comerciais e de serviços, estabelecimentos bancários e lotéricas, escolas, creches, parques, praças, lugares de lazer, lugares de esporte, condomínios residenciais, condomínios comerciais, prédios comerciais e residenciais, indústrias, comércios em geral.

Informações técnicas do piso tátil direcional

Deve ser utilizado principalmente no sentido de cor, deslocamento e textura que contraste em relação ao restante do piso, como áreas de circulação para que indique o caminho o qual pode ser percorrido em segurança.

Lugares de maior urgência para seu uso:

  • Ser utilizado onde a guia de balizamento não possua continuidade e também em espaços amplos;
  • Ter textura com seção trapezoidal;
  • Ter sua instalação feita no sentido de deslocamento;
  • Possuir largura entre 20 e 60cm;
  • Ser cromo diferenciado;

© Copyright 2018, Mosaicos Amazonas | Especialista em Ladrilho Hidráulico e Piso Tátil de Concreto