Piso tátil e acessibilidade e suas aplicações pelo mundo

Piso tátil metrô de SP

Os pisos táteis tornam a vida dos deficientes visuais mais fácil. Criados para sinalizar o percurso ou avisar sobre algum obstáculo através de suas faixas em altos-relevos, são obrigatórios no Brasil, através da norma técnica NBR 9050. Esse tipo de piso é muito visto em calçadas, locais públicos, como metrôs e bancos.

Com o surgimento no Japão, o piso tátil iniciou a sua aplicação nas plataformas de trens e metrôs com o objetivo de indicar aos passageiros o limite de chegada da beirada da plataforma, a fim de evitar acidentes. A ideia se proliferou na Europa e hoje em dia está em diversos países.

Atualmente existe dois tipos de piso tátil: o piso tátil direcional e o piso tátil de alerta. O piso direcional, como o próprio nome diz, tem a função de direcionar a pessoa através de uma trilha. Já o de alerta, desempenha a função de alertar a pessoa sobre algum obstáculo ou perigo.

Porém, mesmo com uma legislação no país, os pisos táteis não estão presentes em todos os locais. Isto torna o caminho extremamente perigoso para quem é cego ou tem baixa visibilidade. Além da falta de pisos táteis, as calçadas se encontram, muitas vezes, em mau estado, dificultando ainda mais a locomoção.

Em países com leis voltadas a deficientes físicos mais estruturadas e com uma fiscalização mais eficiente, a acessibilidade está presente na maior parte dos locais públicos, como calçadas, praças, trens, metrôs, bancos, entre outros locais.

Abaixo, iremos mostrar dois países que possuem pisos táteis em quase toda a sua extensão, além de outras soluções para deficientes visuais.

Japão

Um dos locais com as maiores tecnologias do mundo, o Japão possui um vasto programa de acessibilidade que começa desde a escola, ensinando as crianças a respeitar os deficientes físicos, inclusive os deficientes visuais.

Conhecidos como “tenji burokku”, o piso tátil foi usado pela primeira vez na província de Okayama, em 1967. A ideia foi de um inventor chamado Miyake Seiichi, que gastou todo o seu dinheiro para criar ladrilhos com relevos que auxiliassem um amigo que havia ficado cego.

A lei de acessibilidade a deficientes físicos foi implantada no Japão em 2000 e diz que em prédios públicos como hospitais, shoppings, supermercados, cinemas, hotéis, e locais com grande circulação de pessoas como escolas, fábricas, escritórios e até apartamentos, devem ter adaptação para facilitar a circulação.

Dessa forma, pisos táteis são muito comuns, além de calçadas baixas e planas, sem buracos, com rampas suaves para facilitar o caminho de quem precisa atravessar a rua.

Piso tátil no Japão

Inglaterra

A Inglaterra foi a pioneira na acessibilidade às pessoas com deficiência, aprovando em 1995, o Disability Discrimination Act, o Ato de Desabilitação da Discriminação, um estatuto que torna ilegal qualquer ato de discriminação à deficientes em qualquer estabelecimento.

Em sua capital, Londres, a incorporação dessa lei é vista em vários aspectos. No metrô londrino, mesmo sendo uma estrutura com mais de 150 anos, elevadores foram instalados em quase todas as estações e o número de degraus foram reduzidos ao máximo.

Atualmente, há 66 estações de metrô e 42 de trens Overground, com acesso “step-free”, sem degraus. Nas estações de trem DLR, todas as estações e trens são 100% acessíveis.

Os pisos táteis são vistos nas estações e calçadas, além de outros locais públicos, incluindo o Britsh Museum, o museu mais visitado de Londres. Além disso há avisos sonoros espalhados pela cidade. Pessoas com deficiência, não pagam para utilizar transporte público e podem contar com o auxílio de funcionários que os acompanham até a plataforma.

Piso tátil metrô de Lodres

 

Precisa de piso tátil? Confira as opções no site da Mosaicos Amazonas!

A Mosaicos Amazonas esta localizada na cidade de São Paulo na zona leste, precisamente em Itaquera, atendemos todo Brasil.
Temos um grande público nas bairros da capital Paulista como Itaim Bibi, Consolação, Perdizes, Vila Mariana, Campo Belo, Saúde, Brooklin, Moema, Lapa, Indianapólis, Vila Clementino, Jabaquara, Jardins, Morumbi, Panambi, entre outras.

 

 

© Copyright 2018, Mosaicos Amazonas | Especialista em Ladrilho Hidráulico e Piso Tátil de Concreto