Piso tátil e sua importância para quem é deficiente visual

piso tátil branco av paulista

O Brasil não é um dos melhores países quando o assunto é acessibilidade ao portador de deficiência físicas. As cidades precisam melhorar bastante para oferecer o mínimo de dignidade aos indivíduos que possuem alguma limitação, e que mesmo assim continuam merecedores de sua independência e dos seus diretos, como aquele que garante o seu ir e vir. Por isso, nesse post vamos falar um pouco sobre o piso tátil e sua importancia para quem é deficiente físico.

O piso tátil é a solução adequada para proporcionar mais acessibilidade ao deficiente, de modo que ele possa andar pelas ruas sem correr riscos desnecessários.

Mas você sabe o que é piso tátil? Quais são as suas vantagens? Por que o piso tatil é tão importante para quem é portador de deficiencia visual?

Pois bem, confira esse post na íntegra e saiba mais sobre esse assunto!

 

O que é piso tátil?

piso tátil

O piso tátil é uma das ferramentas utilizadas para oferecer acessibilidade a deficientes visuais, sejam estes completamente cegos, ou com baixa visão.

A intenção do piso tátil é permitir que o indivíduo identifique sozinho alguns dos perigos nas calçadas e vias públicas, além de funcionar como direcionamento para os mesmos. Ambas as características trazem independência ao deficiente

O piso tátil é um artifício novo, e que está se popularizando nas calçadas devido a leis cada vez mais inclusivas no quesito acessibilidade e mobilidade urbana para deficientes.

Sua utilização deve seguir algumas regras, e estas estão definidas na NBR 9050, resolução da Associação Brasileira de Normas Técnicas, que atesta as circunstâncias para o uso, e tem a função de padronizar a instalação, afim de que todos os indivíduos que necessitam do piso tátil entendam o que cada tipo quer dizer.


Para que serve o piso tátil?

 piso tátil

A função mais importante do piso tátil é a de sinalizar. Imagine como é difícil a vida de um deficiente visual, e quão grande é o desafio para alcançar o nível de independência que hoje você tem sem maiores problemas.

Andar até a padaria, ou até uma agência bancária já foram tarefas impossíveis para cegos e pessoas com baixa visão, entretanto, devido a reeducação da população, e dos próprios deficientes, todos nós passamos a acreditar que eles podem mais, e isso incluir fazer as próprias tarefas sozinhos, inspirando a todos e provando a cada dia que eles merecem ser incluídos na sociedade.

A inclusão de cada tipo de deficiente na sociedade, inclui o uso de artifícios específicos para permitir a sua locomoção sem nenhum tipo de problema. Enquanto os cadeirantes precisam de rampas nos acessos aos locais, os deficientes visuais precisam do piso tátil para se guiar durante o dia a dia.

De acordo com as normas definidas pela ABNT o piso tátil terá duas apresentações, e poderá ser interpretado facilmente pela pessoa com deficiência, evitando acidentes como quedas, tropeços ou até mesmo atropelamentos.

Faz parte de nosso dever como cidadãos, exigir das autoridades a instalação de pisos táteis em áreas públicas, assim como devemos nos preocupar em adicioná-los às nossas calçadas caso estejamos falando de um edifício residencial ou comercial.

O piso tátil não serve apenas para situações externas, estabelecimentos como agências bancárias e shoppings já começaram a se adequar, e a instalar o piso tátil em locais estratégicos, zelando pela preservação da liberdade do deficiente em se locomover.


Principais vantagens do piso tátil

 piso tátil

Não existe muita dificuldade em encontrar empresas que fabricam pisos táteis, e como mostraremos no próximo tópico, as regras para suma implementação não são complicadas, permitindo a realização de um projeto simples e de baixo custo.

O piso tátil pode ser aplicado de pelo menos duas formas diferentes, a primeira, corresponde ao uso de blocos com os devidos formatos, que já vem prontos para serem instalados com o restante dos blocos que formarão a calçada.

A segunda forma de instalação pode ser feita por cima de pisos já construídos, e tem sido a mais usada em ambientes internos como shoppings e agências bancárias. Além de não demandar a reforma de todo o piso, sua fácil aplicação reduz bastante o custo com mão de obra, que, portanto, não carece de um nível maior de especialização.


Tipos de piso tátil

 piso tátil

Existem dois tipos de piso tátil, e é muito importante prestar atenção no momento da instalação, pois é justamente a diferença entre esses dois tipos que transmite a mensagem ao deficiente, fazendo com que este possa interpretar os perigos à frente, e por conseguinte, evita-los.

  • Piso tátil direcional: É caracterizado por linhas verticais e paralelas umas às outras. Ao identificar esse padrão com o uso de uma bengala, o deficiente visual sabe que aquele é o caminho a ser seguido, exatamente como uma trilha, que o ajuda a chegar ao local desejado além de se manter em linha reta durante o trajeto, evitando que este acabe saindo da calçada e provocando alguns acidentes que podem ser fatais.

Na instalação do piso direcional, é importante estar atento para o destino final a que a trilha leva, pois essa não pode jamais ser um local sem saída ou uma parede, caso contrário o deficiente pode acidentar-se. Pense sempre na segurança e no bem-estar daqueles que farão uso do piso tátil, e na importância que um pouco de liberdade e autonomia tem para eles.

  • Piso tátil de alerta: É aquele formado por várias bolinhas em sua superfície, e servem basicamente para alertar a presença de algum obstáculo, como um poste, uma parede, um desnível, ou até mesmo a entrada para algum estabelecimento. O piso tátil de alerta é responsável por reduzir bastante o número de acidentes com deficientes visuais, e quanto mais forem instalados melhor será a infraestrutura de acessibilidade na cidade.

Além de cuidados na instalação, é preciso que os cidadãos permaneçam zelando por esses pisos. Por isso, não permita que coloquem objetos sobre o piso, seja ele direcional ou se alerta, pois , essa prática dificulta a locomoção dos deficientes visuais, e ainda pode acabar os machucando.

Evite também obstrui o caminho enquanto estiver esperando o ônibus ou metrô, assim você evita pequenos acidentes com os indivíduos que tanto precisam deste artefato para conquistar a sua independência.

Gostou do artigo sobre piso tátil? Já sabe onde encontrar esse material com qualidade e preço baixo? Então clique aqui.

© Copyright 2019, Mosaicos Amazonas | Especialista em Ladrilho Hidráulico e Piso Tátil de Concreto