Piso tátil: Saiba porque você deve usar esse material na sua obra

Piso tátil direcional vermelho de concreto

O piso tátil possui como função principal, a orientação de indivíduos com deficiência visual ou baixa visão. Ele diferencia-se dos demais tipos de pavimentação em textura e cor, sendo sempre destacado em relação ao que há ao seu redor.

A sua utilização não é obrigatória em empreendimentos privados, mas inclusão de indivíduos que possuam alguma deficiência, podem trazer um diferencial de seu estabelecimento.

Capaz de fornecer segurança e maior autonomia a quem possua limitações visuais, ele pode ser utilizado para alertar ou dar destaque às vias. Se deseja obter maiores informações sobre este tipo de pavimentação, não deixe de conferir esse post!

Os tipos de piso tátil

Existem pelo menos dois tipos: o piso tátil de alerta e o piso tátil direcional.

Piso tátil de alerta: este tipo de piso, é conhecido por conter “bolinhas” em sua forma e as cores contrastantes servem para auxiliar quem possui baixa visão. Como o próprio nome indica, ele serve para alertar. geralmente encontramos este tipo de piso em:

  • Rampas e escadarias (no começo e ao final),
  • Em frente a elevadores,
  • Em acessos à calçada,
  • Demais obstáculos.

Piso tátil direcional: Neste caso, o piso serve para orientar o trajeto e direcionar o indivíduo com deficiência visual. Em locais abertos, onde não há pontos que possam ser detectados com a bengala, ele serve para apresentar o caminho. É o piso que contém as linhas verticais e paralelas.

É imprescindível que sejam seguidas as recomendações para a sua aplicação. A inadequação do local depositado, poderá confundir e atrapalhar as pessoas que dependem deste mecanismo para se locomoverem.

Principais vantagens do piso tátil

O fato de promoverem a acessibilidade e auxiliar indivíduos com limitações visuais a se locomoverem entre espaços, eles apresentam também vantagens que fazem deles bons atrativos ao mercado. Entre elas:

  • O piso tátil, devido a exigência de utilização em locais públicos e a possibilidade de uso por empresas privadas, pode ser encontrado de variadas formas no mercado. A sua obtenção é simples e geralmente os custos são baixos.
  • Você poderá comprar o produto em sua forma de blocos individuais, permitindo que sejam instalados na construção da calçada.
  • Mas há também a possibilidade de obtê-los já construídos, como observados em áreas internas de agências bancárias e shoppings centers. Esta é uma das maneiras de fazer o uso do piso tátil, sem que seja necessário reformar toda a pavimentação. Esta qualidade reduz os custos com produto e mão de obra.

A grande importância deste produto, não está para quem o vê, mas para àqueles que não são capazes de enxergar. Mais que uma boa nativa ao se tratar de pavimentação, está é uma opção prática, barata e inclusiva.

Os relevos criados neste tipo de produto, são traduzidos como informação aos deficientes visuais ou pessoas de baixa visão, tornando-os fundamentais para a aplicação em vias públicas e fornecendo um grande diferencial quando usados em estabelecimentos privados.

Ee você busca por adquirir um piso tátil de qualidade, não deixe de acessar o site do Mosaicos Amazonas, e conhecer algumas das melhores opções do mercado.

 

© Copyright 2017, Mosaicos Amazonas | Especialista em Ladrilho Hidráulico e Piso Tátil de Concreto