Por que ladrilho hidráulico?

Ladrilho hidráulico estrela vermelha na cozinha

o ladrilho hidráulico está voltando a ser uma opção popular quando o assunto é decoração. o ar retrô está sendo muito requisitado por pessoas de muitas idades, e o tradicional charme desse tipo de ladrilho continua a ser um chamativo para as pessoas que buscam unir modernidade e um clima aconchegante.

entretanto, muitas pessoas ficam com dúvidas a respeito sobre o nome desse ladrilho. com a alcunha de “hidráulico”, muitas pessoas não o reconhecem pelo nome, isso sem mencionar na dificuldade para entender a natureza desse ladrilho quando não temos a relação com sua imagem.

diferente do que o nome sugere, não há nenhum envolvimento com ferramentas ou com maquinário pesado. o seu nome é proveniente do seu processo de fabricação que é artesanal e demanda alguns dias para ser finalizado.

abaixo nós falaremos um pouco mais sobre todas essas questões. esperamos que no final desse post você saiba tudo o que precisa saber sobre essa maravilhosa opção de decoração para ambientes residenciais e comerciais.

pronto para saber mais a respeito? continue sua leitura!

ladrilho hidráulico: uma antiga arte que volta a vida 

antes de mais nada, é preciso informar que o ladrilho hidráulico teve sua aparição no fim do século xix. sua criação foi uma nativa para as cerâmicas que precisavam de cozimento e também foi uma resposta diferente para o mármore e outras opções de decoração.

sua criação também foi uma forte expressão do movimento cultural da época, onde a busca por cores e por materiais “nativos” era grande, o que ajudou a impulsionar esse tipo de ladrilho — e decoração — por toda europa (onde sua concepção aconteceu).

o seu processo de fabricação é completamente artesanal. há a utilização de um molde de ferro onde as cores são colocadas, e como matéria prima, é utilizado prioritariamente o cimento. 

o “nome” hidráulico vem da necessidade do processo de cura (cristalização do cimento) ser em água. assim como a inclusão das cores, todo o processo é realizado manualmente por habilidosos profissionais dessa área.

a fabricação do ladrilho hidráulico já acontece por mais ou menos 100 anos, e hoje é possível encontrar esse tipo de ladrilho com outros materiais que são mais baratos e mais fáceis de produzir.

contudo, ainda é possível encontrar as opções mais autênticas no mercado. normalmente, o preço é um pouco mais alto pela natureza do processo de fabricação, mas o custo compensa a autenticidade deste material icônico que conquistou o mundo.

uma escolha versátil que é capaz de trazer vida para qualquer ambiente 

quando uma pessoa escolhe pelo ladrilho hidráulico, ela automaticamente está em busca de uma nativa durável, bonita, versátil e que traga um ar retrô para um ambiente de escolha. 

sua utilização pode ser feita na parede e no chão, o que garante ainda mais a facilidade de sua utilização. salas, cozinhas e até mesmo banheiros podem se beneficiar dessa escolha que atualmente é considerada como atemporal. 

a escolha de padrões de cores — graças a tecnologia — é grande, e é possível mesmo com uma peça “antiga”, trazer um clima moderno e diferente para uma casa que busca elegância e uma decoração minimalista. 

mesmo sendo uma peça de decoração que remete a casas com arquitetura mais antiquada, seu uso garante que o proprietário de um imóvel consiga atingir o efeito desejado, desde que a combinação de móveis e de cores seja correta. 

no geral, é possível trazer vida para qualquer ambiente em qualquer residência, e esse é um dos fatores que faz com que esse tipo de ladrilho tenha se tornado tão popular nos últimos anos.

uma escolha que pode ser barata 

como citado, atualmente existem vários materiais e vários outros métodos de fabricação que fizeram com que o custo do ladrilho hidráulico tivesse uma queda nos últimos anos.

apesar da sua versão mais “autêntica” ser mais cara, é possível encontrar opções em cerâmica e em outros materiais que diminuem consideravelmente o alto valor agregado que essas peças costumam ter.

a fabricação uma a uma e o tempo de entrega também foram diminuídos, e os padrões de cores podem ser tão ou mais complexos que os seus formatos antigos. em muitos casos, é possível pedir a fabricação de um modelo único e diferenciado, o que há algumas décadas, era somente possível para as pessoas que tinham um altíssimo poder aquisitivo.

portanto, se você busca uma opção mais em conta, saiba que é possível encontrar algumas peças de ladrilho hidráulico que podem caber no seu orçamento — uma rápida busca em lojas especializadas pode fazer com que você encontre a opção ideal.

uma arte que não sai de “moda” 

os ladrilhos hidráulicos estão se tornando mais uma vez um estilo “padrão” de decoração. sua utilização, como também foi mencionado acima, é atemporal e, ao que parece, ela está longe de ser deixada para trás.

entretanto, é preciso que o proprietário do imóvel saiba que, apesar de versátil, é preciso ter um certo domínio da composição de cores e de ambiente para que não haja a poluição visual de um ambiente.

um ambiente com muitas cores e com padrões muito complexos podem transformar o seu sonho em um verdadeiro pesadelo. por essa razão, é sempre indicado que você procure uma orientação profissional para conseguir alcançar o seu objetivo na decoração.

a combinação correta de móveis e cores garante que você tenha um cômodo coeso, harmonioso e charmoso. enquanto o descuido de qualquer um dessas áreas pode transformar uma determinada área em um local confuso e pouco atraente aos olhos.

diferente do que muitas pessoas imaginam, a decoração é de profunda importância para atingir o bem-estar e a qualidade de vida. todos os itens citados (como as cores e os móveis) garantem que certas sensações sejam induzidas.

de qualquer forma, ressaltamos que apesar dos cuidados, o ladrilho hidráulico é uma das melhores opções para quem deseja trazer vida a um imóvel que pode carecer de detalhes ou de uma característica própria.

© Copyright 2019, Mosaicos Amazonas | Especialista em Ladrilho Hidráulico e Piso Tátil de Concreto