Acessibilidade em edificação

Acessibilidade em edificação

As cidades têm eliminado uma infinidade de barreiras arquitectónicas em edifícios públicos na linha para permitir a acessibilidade, independentemente das condições de mobilidade dos usuários.

A acessibilidade em um prédio público deve incluir os acessos, os itinerários internos, os banheiros, a sinalização e os movimentos entre os diferentes andares, se houver.

Os regulamentos atuais determinam que em cada edifício deve haver uma rota acessível de fácil acesso que comunique pelo menos uma entrada principal acessível com a via pública e vagas de estacionamento acessíveis.

As portas das entradas acessíveis contarão com sinalização e iluminação suficiente para serem localizadas tanto do interior como do exterior. Em ambos os lados, haverá um espaço para o acesso de usuários em cadeiras de rodas. O pavimento deve ter a textura certa para reduzir os riscos de deslizamento.

Os edifícios terão os elementos necessários para permitir o acesso e uso deles a pessoas acompanhadas por cães-guia ou qualquer outro tipo de ajuda.

Os espaços localizados em diferentes níveis terão, em qualquer caso, um meio nativo de acesso às escadas. No caso de edifícios públicos de mais de um andar, eles sempre terão um elevador acessível, enquanto no caso de edifícios residenciais com mais de dois andares, eles terão uma rampa ou elevador acessível, ou eles atenderão as condições que permitem sua posterior instalação.

O espaço frontal para a porta do elevador deve permitir o acesso a ele por pessoas em cadeiras de rodas ou que precisem de outras ajudas técnicas, exceto quando isso não for possível no caso de edifícios existentes.

Os regulamentos atuais também determinam que em salas de assembleias, salas de espetáculos e instalações com assentos fixos devem existir assentos conversíveis perto das rotas de saída. Todos os edifícios públicos novos serão equipados com banheiros acessíveis.

Para atender a essas demandas administrações têm sistemas diferentes para melhorar a acessibilidade em edifícios públicos, tais como a construção de rampas, garantir larguras suficientes e espaços de viragem para a mobilidade em cadeiras de rodas, elevadores, plataformas com elevadores, etc.

© Copyright 2019, Mosaicos Amazonas | Especialista em Ladrilho Hidráulico e Piso Tátil de Concreto