Saiba mais sobre ladrilhos para cozinha

Ladrilho hidráulico estilo tapete na cozinha

A cozinha é um dos lugares mais especiais da casa, já que é nela que a família costuma passar mais tempo reunida, principalmente quando os moradores possuem rotinas agitadas.

Ela é sempre um dos pontos de maior atenção na construção de uma residência, pois necessita de uma boa rede elétrica, hidráulica e, muitas vezes acesso a gás encanado e ao ambiente externo– como janelas e exaustores -  para que seja segura e funcional.

Além desses fatores, o revestimento das paredes e do piso é muito importante, tendo em vista que devem ser utilizados materiais resistentes à água, ao calor, e também que possam ser facilmente limpos e desengordurados, possibilitando a manutenção de uma higiene adequada.

Existem diversos produtos que podem ser aplicados no interior das cozinhas, muitos deles sendo pouco práticos, apesar de bonitos, por requererem cuidados excessivos, como as madeiras.

Dentre os revestimentos mais escolhidos, o ladrilho hidráulico, foi muito popular no passado, e volta a figurar entre os preferidos por ser bonito, aguentar bem o peso, fácil de limpar, poder ser aplicado de diversas formas, e também possui uma imensa variedade de cores e temas, combinando com qualquer decoração.

Sua beleza artesanal traz ares de nostalgia ao ambiente, e remete às construções até os anos 1940, quando eram bastante comuns.

Por isso, o ladrilho hidráulico combina muito com as decorações em estilo retrô e vintage que estão em alta, o que faz muitas pessoas que adquirem apartamentos antigos investirem em sua manutenção.

Além disso, ele é um produto bastante ecológico e sustentável, já que ele não utiliza produtos químicos nocivos ao meio ambiente.

Veja como você pode utilizar o ladrilho hidráulico em sua cozinha para deixa-la muito mais bonita e aconchegante!

  • Em paredes inteiras:

Na utilização de ladrilho hidráulico para revestir as paredes, opte por cores que não escureçam muito o ambiente e não tenham tantos detalhes, pois assim você evita um visual enjoativo.

As opções de ladrilho hidráulico liso são ideais para essa função.

  • Para revestir todo o piso:

Assim como para as paredes, o revestimento de todo o piso do ambiente deve ser feito com produtos com cores ou efeitos neutros, para que possa combinar com os diversos itens da mobília da cozinha e não fiquem cansativos, sendo bastante recomendados os tozetos, por serem discretos e charmosos.

  • Para acrescentar detalhes ao ambiente:

Uma das maneiras que os ladrilhos hidráulicos têm sido mais utilizados é no acréscimo de detalhes ao ambiente, apenas em alguns locais específicos, como no balcão da pia, atrás do fogão ou no piso, abaixo da mesa de jantar ou da ilha da cozinha.

Essa opção é muito versátil, já que nela é possível usar bastante a imaginação e fazer diferentes combinações de ladrilhos decorados com cores fortes e vibrantes.

A utilização de ladrilhos no estilo patchwork também é bastante popular, já que essas opções são muito divertidas e dão bastante destaque, com a combinação de estilos bastante diversos.

  • Faixas de ladrilho:

Para quem prefere um ambiente mais homogêneo e clean, a aposta nos ladrilhos em faixas é a melhor, já que com eles é possível acrescentar pequenos e elegantes detalhes em áreas específicas, como na rodabanca.

Essa opção também sai bastante em conta, ou seja, é uma das melhores maneiras para quem quer apenas dar um toque especial no ambiente, sem gastar muito.

  • Na mobília:

Outro uso bastante comum do ladrilho hidráulico na cozinha é sua inserção na mobília, como em partes da bancada ou das ilhas, dando um destaque especial a esses locais.

Nesse caso, os modelos mais utilizados são os ladrilhos decorados, ladrilhos no estilo patchwork ou ladrilhos em faixas.

Essa ideia é muito interessante para cozinhas com estilho mais moderno e que utilize tons mais escuros ou neutros em sua decoração, já que é possível quebrar um pouco a seriedade do ambiente, mantendo a sofisticação.

 

Cuidados com o ladrilho hidráulico:

É importante destacar que o ladrilho hidráulico é um material bastante poroso, portanto, pode manchar com facilidade.

Ao mesmo tempo, essa característica faz com que ele seja bastante querido por muitas pessoas que consideram essas marcas como uma maneira de contar a história das pessoas que viveram naquele local, e de suas experiências pessoais, tornando-o único.

Para evitar que tenha muita porosidade, ele exige um revestimento com resina, que deve ser reaplicado periodicamente, para melhor manutenção do material.

Um ponto bastante positivo é que o ladrilho hidráulico é fácil de limpar apenas com água e sabão neutro, sendo recomendado passar cera líquida incolor uma vez por semana para manter a beleza do produto.

Além disso, não necessita de rejunte em sua aplicação, e para sua instalação é necessário utilizar apenas argamassa simples no local onde será colocado.

O ladrilho hidráulico é um material bastante único e personalizado, o que o deixa muito bonito e especial em qualquer ambiente no qual for colocado.

© Copyright 2018, Mosaicos Amazonas | Especialista em Ladrilho Hidráulico e Piso Tátil de Concreto