Calçadas com problemas? Conheça os 8 princípios para uma calçada segura

Calçada com buraco

Muito se investe na pavimentação de estradas, devido ao aumento no número de carros pelo país. Em contrapartida, para os “sem-motor”, como os pedestres, é comum ver calçadas com buracos, desniveladas, cheios de perigo.

Quem mais sofre são pessoas que têm dificuldades para se locomover, como idosos e deficientes. Não é difícil ver reclamações sobre calçadas com problemas vindo desse público.

Para quem precisa se locomover com bengalas, muletas ou cadeiras de roda, é um verdadeiro desafio, com tantos desníveis, como degraus, calçadas quebradas, pisos escorregadios, com um poste no decorrer do caminho ou até mesmo locais que não possuem vias.

Tendo em vista esta situação, a WRI Brasil Cidades Sustentáveis, uma Organização Não-Governamental (ONG) que desenvolve e implementa soluções sustentáveis para as questões de mobilidade, publicou um estudo sobre 8 princípios para projetar calçadas seguras e acessíveis.

Neste texto, vamos destacar esses 8 pontos, explica-los, mostrando que é possível sim ter uma calçada adequada e acessível a todos.

  1. As calçadas precisam de um dimensionamento adequado

Para se ter uma calçada em um tamanho correto, é preciso levar em consideração que ela é composta por uma faixa livre, onde os pedestres transitam e também onde é colocado o piso tátil, uma faixa de transição, onde são alocados bancos, postes e lixeiras, e uma faixa de transição, responsável pelo acesso às edificações.

Calçada faixa livre

  1. As calçadas precisam de uma superfície qualificada

Calçada regular

 

O piso das calçadas precisa ser regular, estável e antiderrapante, ou seja, nada de buracos ou pisos escorregadios. Para isso, é necessário se atentar à mão de obra e a qualidade do produto utilizado.

  1. As calçadas precisam ter uma drenagem eficiente

Calçada chuva

Este aspecto é importante para que quando chova, a água acumulada possa escoar, evitando alagamentos e dificuldades para que os pedestres caminham.

  1. As calçadas precisam ser acessíveis

Calçada acessível

 

Como dito anteriormente, uma calçada com escadas, buracos, torna impossível de transitar para quem tem mobilidade reduzida, como quem usa cadeira de rodas e bengalas. Por isso, as calçadas precisam estar em um padrão, como na foto abaixo.

  1. As calçadas precisam ter uma conexão segura para os pedestres

Calçada segura

 

Neste caso, é necessário que as calçadas tenham indicativos de transição de um local para o outro, como faixa de pedestres e transporte coletivo. É importante que essas conexões sejam seguras e acessíveis.

  1. As calçadas precisam ser um espaço agradável

Calçada calor

Neste quesito, o significado de espaço agradável é uma calçada com arborização, deixando o local fresco, com o objetivo de cativar as pessoas a se locomoverem a pé, diminuindo os congestionamentos nas cidades e incentivando o exercício físico.

  1. As calçadas precisam de segurança

Calçada iluminação pública

A calçada é uma via pública, aberta durante dia e noite, todos os dias. Para ter maior segurança é necessária uma boa iluminação, além de outras estratégias a serem pensadas pelos órgãos públicos.

  1. As calçadas precisam de sinalização coerente

Calçada sinalização piso tátil

Da mesma maneira que os veículos, os pedestres também precisam de informações de localização e para deficientes visuais, os pisos táteis de alerta (informando que há algo a frente no qual a é necessária a atenção) e direcional (informando o caminho a frente) os auxiliam na caminhada.

Na Mosaicos Amazonas, temos pisos táteis, ladrilhos hidráulicos e intertravados antiderrapantes para deixar as calçadas mais seguras. Visite o nosso site e veja as opções!


 

A Mosaicos Amazonas esta localizada na zona leste de São Paulo, precisamente em Itaquera.
Temos um grande público nas bairros da capital Paulista como Itaim Bibi, Consolação, Perdizes, Vila Mariana, Campo Belo, Saúde, Brooklin, Moema, Lapa, Indianópolis, Vila Clementino, Jabaquara, Jardins, Morumbi, Panambi, entre outras.
Atendemos todo o Brasil, não deixe de nos contatar.

 


 

Fotos: Archdaily

© Copyright 2019, Mosaicos Amazonas | Especialista em Ladrilho Hidráulico e Piso Tátil de Concreto