Como funciona o piso tátil

Piso tátil na calçada

o piso tátil é uma espécie de superfície (ou revestimento) do chão que tem como principal objetivo fornecer ajuda na locomoção de pessoas que contam com algum tipo de deficiência visual.

com cores contrastantes e com uma diferença significa no relevo, a utilização desse piso é uma importante peça para a acessibilidade de uma determinada construção, assim como uma nativa fantástica para evidenciar riscos de uma área que pode causar danos para saúde.

a utilização deste piso pode ser feita nos mais variados locais, e além dos deficientes visuais, crianças e idosos podem se beneficiar desse piso que apresenta custo relativamente baixo.

abaixo nós falaremos tudo o que você precisa saber para conseguir identificar as melhores situações para utilizar o piso tátil. pronto para saber mais a respeito? continue lendo! 

a breve história desse piso

os pisos táteis foram inventados no japão. sua principal utilização consistia na sinalização de perigo nas plataformas de transporte ferroviário, não importando se eles fossem trem ou metrô.

esse revestimento indicava as áreas de risco dessas áreas (como a beira de uma plataforma, por exemplo), e após sucesso na sua utilização, outros países copiaram a ideia.

na europa, o piso tátil é amplamente utilizado. no brasil, já fazem pelo menos 14 anos que há a fabricação desse revestimento importante. apesar da “alta idade”, no território nacional seu uso só é reconhecido há pouco tempo.

parte desse reconhecimento atual é em função da nova legislação de alguns municípios que obriga que esse revestimento seja utilizado em vários locais (como metrôs e trens, de maneira semelhante ao país inventor do “produto”).

essencialmente, o piso tátil deve ser instalado próximo a escadas, desníveis, portas de elevadores, rebaixamento de calçadas e vãos que possam passar despercebidos.

os dois tipos de piso tátil 

atualmente existem dois tipos de piso tátil. o primeiro deles é o piso direcional, que tem como principal objetivo guiar uma pessoa até um determinado local. e o segundo tipo, é o que nós conhecemos como piso alerta.

neste segundo caso, sua funcionalidade está implícita no seu nome: a sua função é alertar um indivíduo de algum perigo iminente em uma área fechada ou aberta.

o piso direcional pode ser facilmente identificado como “traços” em alto relevo no chão, e o piso alerta pode ser identificado como várias “bolinhas” que também são encontradas em alto relevo (como todo piso tátil).

no brasil, comumente vemos a utilização conjunta desses dois tipos, fazendo com que a acessibilidade siga uma espécie de padrão para fornecer informações extras sobre determinado local. 

como utilizar o piso tátil?

a utilização desse tipo de piso é bem simples. normalmente, sua aplicação é realizada “por cima” de qualquer outro revestimento. não existem dificuldades e quase sempre é possível atingir um resultado satisfatório com pouco planejamento.

o ponto de maior atenção são as cores, que obrigatoriamente devem possuir um grande contraste com o ambiente. isso é importante para manter a função principal do piso tátil, que é fornecer informações sobre o ambiente para as pessoas que podem ter dificuldade de locomoção.

se o ambiente for escuro, o ideal é que cores claras como o amarelo sejam utilizadas. no caso de ambientes claros, obviamente as cores escuras que causem um grande contraste devem ser escolhidas.

a inclusão ou não do piso direcional fica por conta do próprio proprietário do imóvel em questão. normalmente, recomenda-se que ambos os tipos de piso sejam utilizados para criar um maior efeito no auxílio visual e tátil para as pessoas que possuem dificuldade.

não devemos esquecer que as áreas principais de colocação do piso tátil são aquelas que apresentam depressões ou riscos para um visitante. entretanto, isso não quer dizer que áreas planas não se beneficiem da sua utilização.

no caso dos pisos direcionais, por exemplo, pessoas com deficiência visual podem ter mais facilidade para seguir uma trilha ou para utilizar a sua bengala de auxílio.

locais que apresentam muitos corredores, como universidades e hospitais, podem se beneficiar desse tipo de revestimento, principalmente se a acessibilidade for um ponto importante para esses estabelecimentos — o que definitivamente é um ponto cada vez mais discutido na sociedade.

quando utilizar o piso tátil em um imóvel?

o piso tátil deve ser utilizado em situações em que é importante a sinalização de possíveis acidentes ou quando é necessária a inclusão de itens de acessibilidade.

elevadores, escadas, rampas, depressões, corredores e vários outros locais podem se beneficiar desse piso. cores diferentes podem (e devem) ser utilizadas, e, diferente do que é imaginado, até mesmo pessoas sem nenhum tipo de limitação física podem se beneficiar desse tipo de material.

entretanto, é preciso ressaltar que a função principal desse revestimento é aumentar a acessibilidade para áreas que podem causar riscos, como citamos acima.

e quanto a decoração? esse tipo de piso é prejudicial?

algumas pessoas se preocupam com relação ao lado estético do piso tátil. inclusive, é muito comum observamos questionamentos quanto a utilização desse tipo de material em instituições privadas. 

antes de mais nada é preciso dizer que não há qualquer comprometimento para o design de interiores, desde que o projeto já leve em consideração a adição do piso tátil.

esse piso já é fabricado com uma grande gama de cores, o que facilita ainda mais o trabalho do arquiteto ou do profissional de decoração. em muitos casos, é possível trazer mais vida e mais harmonia para um ambiente que deseja ser agradável aos olhos e ao mesmo tempo funcional e acessível para o maior número de pessoas possível.

portanto, saiba que não há qualquer tipo de comprometimento estético quando falamos desse tipo de material. as exceções são pequenas e em pleno século xxi, existem poucos motivos para não aderir a utilização de materiais funcionais.

e falando em materiais funcionais, saiba que muitas companhias fabricam o piso tátil com material reciclável, o que é outro grande ponto positivo para as pessoas que estão em busca de sustentabilidade  — que também é outro ponto que está em alta.

a única recomendação básica é que o piso tátil exige um cuidado pequeno com relação à sua limpeza. pisos que não são limpos regularmente criam um aspecto de sujo no ambiente, o que certamente pode ser prejudicial para sua companhia ou imóvel comercial.

esse é o nosso post de hoje sobre como utilizar o piso tátil! gostou do conteúdo? não deixe de comentar abaixo a sua opinião sobre o assunto!

© Copyright 2018, Mosaicos Amazonas | Especialista em Ladrilho Hidráulico e Piso Tátil de Concreto