O piso tátil de concreto é um dos produtos de alta qualidade oferecidos pela Mosaicos Amazonas. O material atende a todas as normas técnicas da NBR 9050 da ABNT.
As grandes metrópoles do mundo observaram, nas últimas décadas, um movimento crescente em relação à acessibilidade de seus cidadãos em todas as dependências do conglomerado urbano. Muito mais que uma tendência, podemos chamar esse movimento de uma verdadeira tomada de consciência por parte de empresas, governantes e população no tocante à acessibilidade.
Segundo as professoras Regina Cohen e Cristiane Rose de S. Duarte, coordenadoras do Núcleo Pró-Acesso da Universidade do Rio de Janeiro (UFRJ), os avanços conquistados pelo país em busca da acessibilidade de pessoas com deficiências são significativos, apesar dos desafios apresentados por anos de crescimento urbano nos quais a acessibilidade não estava sequer na pauta do dia.
A busca pela inclusão das pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida tem se tornado cada vez mais presente nos projetos de arquitetos e urbanistas, com o objetivo de vencer as enormes barreiras impostas a essa parcela da população.
O piso tátil de concreto tem papel importante neste contexto, uma vez que apresenta ótima relação custo-benefício e durabilidade para obras em geral. Caracterizados por pinos tronco-cônicos ou faixas de alto-relevo, o piso tátil de concreto auxilia na locomoção de deficientes visuais, crianças, idosos e até mesmo turistas.
Existem dois tipos de pisos táteis de concreto:
Piso tátil de concreto alerta, utilizado em áreas próximas a algum tipo de risco, como extremidades de escadas, portas de elevadores, acessos à veículos coletivos (trens, metrôs e ônibus). Sendo assim, uma importante ferramenta para alertar a população sobre perigos ou obstáculos encontrados no ambiente urbano.
Piso tátil de concreto direcional, utilizado para indicar a direção correta a ser seguida pelo deficiente visual, auxiliando o pedestre a percorrer o melhor caminho possível em áreas de grande movimentação de pessoas (estações de metrô, shopping centers, terminais de ônibus, calçadas públicas e afins).
Consulte outras dicas aqui no nosso blog.