Cada vez mais utilizado no revestimento de paredes e pisos, os ladrilhos hidráulicos é uma forte tendência no mundo da arquitetura e design. Por possuir inúmeros tipos de desenho, é ele que dá aquele charme especial no ambiente, compondo vários estilos quando se fala em design de interiores.
O ladrilho hidráulico surgiu no fim do século XIX, no sul da Europa e foi amplamente utilizado no século XX, onde pode-se ver em estabelecimentos mais antigos. Muitas pessoas se interessam por esse tipo de piso exatamente pelo sentimento nostálgico que ele proporciona.
Seu processo de produção é todo artesanal, levando no mínimo 7 dias para serem produzidos. Primeiramente, coloca-se em um molde os pigmentos que darão a cor e o modelo do ladrilho. Depois são colocados uma mistura de cimento branco ou cinza, pó de mármore e areia lavada, que sugarão a água da tinta para que as cores não se misturem.
O nome hidráulico vem de uma das partes do processo em que a peça criará resistência ficando imersos por no mínimo 2 horas. Após essa imersão a peça é encaminhada para a área de secagem onde ficará por pelo menos 7 dias.
Sua colocação deve ser feita por profissionais especializados e a manutenção é simples, necessitando somente de água e sabão neutro, e caso desejar, cera líquida a cada 15 dias.
O ladrilho hidráulico é um tipo de piso muito versátil, possuindo inúmeros tipos de desenhos e é ideal para quem quer dar um ar retrô/vintage na sua cozinha. Ela pode ser aplicada na parede ao invés do azulejo e no chão.
Há dois tipos de ladrilho hidráulico que podem ser utilizados na parte interna da casa: o liso e o decorado. Quando colocado na parede, os ladrilhos são feitos com a espessura de 1,5 cm, já no chão, cada peça tem cerca de 2 cm de espessura.
Junto com a composição de móveis, o ladrilho hidráulico dá o toque antigo, mas com sofisticação e elegância.
Veja as várias opções disponíveis no site da Mosaicos Amazonas.