Ladrilho hidráulico na cozinha: um toque retrô

ladrilho hidráulico cozinha

Cada vez mais utilizado no revestimento de paredes e pisos, os ladrilhos hidráulicos é uma forte tendência no mundo da arquitetura e design. Por possuir inúmeros tipos de desenho, é ele que dá aquele charme especial no ambiente, compondo vários estilos quando se fala em design de interiores.

O ladrilho hidráulico surgiu no fim do século XIX, no sul da Europa e foi amplamente utilizado no século XX, onde pode-se ver em estabelecimentos mais antigos. Muitas pessoas se interessam por esse tipo de piso exatamente pelo sentimento nostálgico que ele proporciona.

Seu processo de produção é todo artesanal, levando no mínimo 7 dias para serem produzidos. Primeiramente, coloca-se em um molde os pigmentos que darão a cor e o modelo do ladrilho. Depois são colocados uma mistura de cimento branco ou cinza, pó de mármore e areia lavada, que sugarão a água da tinta para que as cores não se misturem.

O nome hidráulico vem de uma das partes do processo em que a peça criará resistência ficando imersos por no mínimo 2 horas. Após essa imersão a peça é encaminhada para a área de secagem onde ficará por pelo menos 7 dias.

Sua colocação deve ser feita por profissionais especializados e a manutenção é simples, necessitando somente de água e sabão neutro, e caso desejar, cera líquida a cada 15 dias.

Como decorar a sua cozinha com ladrilho hidráulico?

O ladrilho hidráulico é um tipo de piso muito versátil, possuindo inúmeros tipos de desenhos e é ideal para quem quer dar um ar retrô/vintage na sua cozinha. Ela pode ser aplicada na parede ao invés do azulejo e no chão.

Há dois tipos de ladrilho hidráulico que podem ser utilizados na parte interna da casa: o liso e o decorado. Quando colocado na parede, os ladrilhos são feitos com a espessura de 1,5 cm, já no chão, cada peça tem cerca de 2 cm de espessura.

 

Veja alguns locais em que podem os ladrilhos hidráulicos podem ser aplicados:

  • Em uma área demarcada: nas fotos abaixo, percebe-se que os clientes não quiseram colocar o ladrilho hidráulico em toda a cozinha, colocando somente em uma área demarcada, gerando um destaque com o outro piso.

Ladrilho Hidráulico na Cozinha

 

  • Em toda a parede: aqui vê-se que os clientes quiseram colocar o ladrilho em toda a parede, dando um efeito único ao local.

Ladrilho hidráulico amarelo

 

  • Em uma área demarcada na parede: aqui quiser fazer o mesmo efeito no chão demarcando uma área para se destacar.

Ladrilho hidráulico preto e branco na cozinha

 

  • Várias estampas: nas fotos abaixo a criatividade rolou solta, com o uso de vários tipos de desenhos no mesmo local, misturando ladrilhos lisos e decorados.

Ladrilho hidráulico patchwork

 

  • Preto e branco: talvez um dos estilos mais conhecidos do ladrilho hidráulico e mais retrô, os pisos nas cores preto e branco dá o ar vintage tão desejado.

Ladrilho hidráulico na cozinha preto e branco

 

  • Formando desenhos geométricos: é aquele tipo de ladrilho hidráulico vistos em prédios e casas antigas, ou em igrejas, por exemplo. É um estilo que traz a nostalgia.

Ladrilho hidráulico geometrico

 

Junto com a composição de móveis, o ladrilho hidráulico dá o toque antigo, mas com sofisticação e elegância.

Veja as várias opções disponíveis no site da Mosaicos Amazonas.

© Copyright 2019, Mosaicos Amazonas | Especialista em Ladrilho Hidráulico e Piso Tátil de Concreto