Ladrilho hidráulico na decoração e arquitetura

Ladrilho hidráulico floral

Os primeiros relatos do uso do ladrilho hidráulico na decoração e arquitetura foram feitos em 1857 na europa. Posteriormente a peça se tornou uma interessante nativa ao uso da pedra de mármore e da cerâmica.

Dessa forma sua utilização foi amplamente empregada devido à notoriedade recebida ao ser apresentada em paris, em um evento chamado Exposição Universal de 1867. Artistas renomados vieram a desenvolver trabalhos que se destacaram e foram muito bem recebidos pela crítica.

Com efeito, o movimento modernista, adepto dos ladrilhos, o empregou em obras artísticas complexas e únicas. Os desenhos geométricos que dão vida a flores, padrões e formas das mais variadas consistências e temáticas são um tipo de revestimento artesanal que utiliza como base o cimento.

Sua confecção é muito particular, pois cada peça é elaboradora e pintada uma a uma. Esse detalhe faz com que cada ladrilho seja um item único.

O ladrilho hidráulico na decoração e arquitetura passou a ser considerado uma tendência muito bem aceita pois além de ser um produto muito resistente, também se transforma em verdadeiras obras de arte ao serem empregadas em paredes de banheiros, cozinhas, quartos e pisos.

 

Tendência: decoração com ladrilho hidráulico

 ladrilho hidráulico decorado

 

O ladrilho hidráulico é uma peça clássica que remete a harmonia, beleza, sofisticação e elegância. Aqui no brasil os ladrilhos chegaram em meados do século XIX e também foram muito bem aceitos pois além de sua beleza, também representavam menor custo.

A utilização contemporânea do ladrilho hidráulico tem importância histórica, pois remete a fragmentos do atual com o antigo. Essa mistura paradoxal revela os estilos ecléticos e neoclássicos próprios dos séculos XVIII, XIX e XX.

Seu uso foi amplamente empregado em ambientes internos e externos e além dos já citados locais, podiam ser facilmente encontrados em praças, passeios, garagens, bordas das piscinas e calçadas, pois um dos seus grandes diferencias é sua capacidade antiderrapante mesmo quando molhado.

Para que determinado ambiente se torne convidativo e transmita prazer, é necessário o emprego de uma decoração que proporcione o despertar de sensações agradáveis. O cuidado com os pequenos detalhes são primordiais para que um bom resultado seja atingido.

Para tal, o uso do ladrilho hidráulico na decoração é muito indicado pois as peças são únicas e exclusivas, possuem grande beleza, cores chamativas e instigantes.

Sua utilização nos mais variados ambientes pode ser associada a outros materiais como o cimento queimado, pisos, como detalhes nas paredes de cozinhas e banheiros ou até mesmo paredes inteiras cobertas unicamente dos ladrilhos.

Fazendo uso da imaginação, trabalhos incríveis são relevados dando vida a ambientes antes monótonos e vazios.

 

História arquitetônica do ladrilho hidráulico

ladrilho hidráulico prédio antigo 

 

Alguns teóricos acreditam que o ladrilho hidráulico tenha sido introduzido em nosso país pelos italianos e seu uso predominou principalmente nas décadas de 40 e 50.

Hoje podemos encontrar em prédios antigos referências importantes do uso do ladrilho hidráulico. Museus, igrejas, bibliotecas, centros de cultura e casarões antigos são exemplos de obras onde o emprego dos ladrilhos foi muito utilizado.

A cidade de pelotas, no Rio Grande do Sul, é um exemplo de cidades brasileiras onde os ladrilhos estão presentes em obras importantes como a Biblioteca Pública de Pelotas e o Museu Adail B. Costa. Esses prédios datam de meados de 1840 e foram construídos no estilo colonial.

A cidade de curitiba no paraná também é um bom exemplo de cidade que possui várias referências aos ladrilhos. Isso foi possibilitado pela vinda dos europeus, no século XIX, que trouxeram técnicas e materiais ainda não conhecidos pelos Brasileiros.

Prédios como o prédio histórico da Universidade Federal do Paraná, Solar do Barão, Palacete dos Barões, prédio histórico do Ministério Público do Paraná e o Museu da Iimagem e o do Som do Paraná são bons exemplos de obras de grande beleza oriunda dos ladrilhos.

Em São Paulo capital, os ladrilhos são encontrados facilmente por vários prédios e um exemplo muito conhecido é o Teatro Municipal da cidade, Museu do Ipiranga, o Mosteiro de São Bento e o Palacete Conde de Sarzedas.

Na cidade do Rio de Janeiro não é diferente. Os ladrilhos agraciam os olhos com sua beleza através da igreja da candelária, ponto turístico muito conhecido e visitado por turistas de todo o mundo.

Em pernambuco uma das obras mais conhecidas é o museu de olindo onde o ladrilho hidráulico mais uma vez se fazem presentes.

Esses prédios atraem visitantes quem buscam apreciar a belíssima arquitetura e tirar fotos desses espaços que possuem o poder de nos transportar para séculos passados.

 

Vantagens do uso ladrilho hidráulico na decoração e arquitetura

ladrilho na decoração

O uso atual do ladrilho hidráulico na decoração e arquitetura está intimamente relacionado a valorização que o item confere ao ambiente. E isso devido ao toque de arte e requinte presentes em sua proposta.

Antes quem tinha acesso ao item eram apenas os membros da elite que adornavam seus chalés e palacetes conferindo-lhes ares imperiais. Atualmente o ladrilho hidráulico está ao alcance de todos aqueles que possuem bom gosto para utilizá-los em seus ambientes.

Seu requinte e beleza não são os únicos benefícios oferecidos pelas peças, pois os ladrilhos possuem outras vantagens muito bem vindas:

  • Durabilidade – a durabilidade do ladrilho é uma das maiores vantagens encontradas em seu uso. Especialistas afirmam que em espaços públicos, sua vida útil atinge no mínimo 30 anos e em ambientes residências, esse tempo sobe para 80 anos.

 

  • Resistência – a alta resistência dos ladrilhos permite seu uso em diferentes ambientes e pisos, inclusive em locais públicos e de grande movimentação.

 

  • Grande variedade de combinações – sem dúvida as possibilidades de combinações e criações na decoração com o ladrilho são milhares. Os desenhos e cores presentes nas peças formam figuras e formas únicas que garantem exclusividade.

 

  • Adaptável a qualquer edificação – tanto áreas internas como externas podem ser agraciadas com o uso do ladrilho. Sua versatilidade permite o uso em diversas áreas e oferece segurança para as pessoas que transitam nesses locais.

 

  • Facilidade na limpeza – apenas água e sabão são necessários para manter como novos esse revestimento. É dispensado o uso de produtos químicos.

Ao optar pelo ladrilho hidráulico na decoração e arquitetura do seu imóvel, certamente estará escolhendo excelentes elementos artísticos que darão mais vida e sofisticação aos seus ambientes.

© Copyright 2018, Mosaicos Amazonas | Especialista em Ladrilho Hidráulico e Piso Tátil de Concreto