Pensou em retrô, pensou em ladrilho hidráulico

Ladrilho hidráulico retrô na cozinha

A decoração retrô está em alta nos últimos anos. A busca por produtos vintage e pela estética mais antiga é sinal de charme, bom gosto e de muito saudosismo. Afinal, quem não sente falta daquele toca discos elegante e daquelas poltronas “descoladas”?

Além da mobília, a busca pelo ladrilho hidráulico e por outras peças de decoração que remetem ao estilo mais antigo também são alguns dos principais alvos daqueles que buscam um estilo atemporal chamativo e cheio de cor.

No caso desses ladrilhos, em especial, há uma infinidade de padrões, cores e combinações que podem transformar até mesmo a casa mais “sem graça” em um verdadeiro lugar aconchegante e com história para contar.

No post de hoje, nós falaremos como você pode usar o ladrilho hidráulico na decoração para alcançar um estilo de dar inveja!

Pronto para saber mais a respeito? Continue a sua leitura!

 

A busca pelo clássico

 

Antigamente era muito comum encontrar os ladrilhos hidráulicos dentro das casas. A cozinha, era um dos lugares em que sua utilização era mais comum. Inclusive, muitos remetem a estética dessa peça com a sua infância e com a casa de alguns dos seus parentes mais velhos — a casa dos avós, sempre é a primeira que vem na cabeça.

Para replicar aquele estilo antigo, que chega a emocionar muitas pessoas até os dias de hoje, basta optar por bons ladrilhos fabricados de maneira autêntica. Fora os ladrilhos, a busca por móveis em madeira é outra necessidade para dar a característica retrô em um determinado ambiente.

Cores sóbrias também fazem parte do “pacote”: aposte no branco, em tons de verde, amarelo e não se esqueça de “casar” toda a mobília com suas novas escolhas.

Para quem busca os estilos mais “tradicionais”, o branco ainda é a melhor opção. Entretanto, cores como o bege (creme) ou cinza também podem trazer essa estética tão adorada.

Contudo, saiba que o cinza tende a trazer um ar de modernidade, principalmente se ele for de uma tonalidade mais escura. Como você já deve imaginar, essa cor raramente era utilizada na época em que os ladrilhos hidráulicos estavam “na moda”.

 

Escolhendo o local de aplicação do ladrilho

 

O ladrilho hidráulico é versátil: ele pode ser utilizado tanto na parede como no chão. Nas cozinhas mais antigas, o mais “comum” era observar as paredes revestidas por esse material que desperta o interesse de gerações.

Grandes painéis eram realizados em uma única parede. Em outros casos, os ladrilhos tomavam conta de quase todas as paredes. No entanto, nessas ocasiões os padrões eram mais “comportados” e não havia uma grande quantidade de cores para não poluir o ambiente.

Falando agora a respeito do chão, saiba que até hoje é possível encontrar esses ladrilhos revestindo pisos das casas mais antigas. O ar “clássico” toma conta com os velhos padrões marcantes que sempre remetem a um ar aconchegante e descontraído.

As cores dos pisos do chão variam bastante. E nessas opções, quase sempre o branco tomava conta das paredes que ornamentavam lindos móveis em madeira.

Agora falando a respeito da sua escolha, ela é exclusivamente pessoal e depende do seu objetivo com o cômodo. A única coisa que não é recomendada é a utilização de uma quantidade de cores excessiva nas paredes e no chão.

Como dica extra, saiba que um painel com esses ladrilhos ainda é uma das opções mais “seguras” e mais charmosas para quem almeja um ar retrô e agradável.

 

Para quem busca unir o ar retrô com um toque moderno, opte por cores pastéis nas paredes

 

Para quem está em busca da união do antigo com o novo, a melhor escolha é optar por cores pastéis. Vale a pena mencionar o cinza mais uma vez, que tende a ser outra escolha segura e funcional para contrabalancear as cores vivas desses ladrilhos.

No entanto, saiba que a escolha de um tom de cinza errado ou no excesso de cinza em um ambiente pode causar uma sensação de tristeza e de ambiente “fechado”. Tons mais escuros também ajudam a criar uma sensação de desconforto, principalmente se forem utilizadas em grande quantidade em um cômodo pequeno.

A cor “gelo”, é outra excelente opção para quem deseja um ar tranquilo e ao mesmo tempo charmoso. Porém, quase a mesma regra anterior se aplica, a única diferença é que com a utilização da cor gelo, há a necessidade de não carregar o ambiente com painéis ou com grande quantidade de cores para não causar uma sensação de assimetria e desconforto em certas áreas do ambiente.

Nessa opção, o equilíbrio entre os ladrilhos hidráulicos e as cores são fundamentalmente importantes para bons resultados.

 

Não se esqueça da mobília!

 

Uma geladeira com ar “anos 50”, um antigo lustre, móveis mais robustos em madeira maciça e outras mobílias mais antigas (assim como eletrodomésticos), podem ajudar ainda mais a realçar o objetivo retrô de algum cômodo.

Obviamente, acima nós estamos falando de uma cozinha, que normalmente é uma das principais opções de escolha do ladrilho hidráulico. Se o seu objetivo for a sala de estar, por exemplo, a realidade é praticamente a mesma.

Entretanto, não se esqueça que o tipo de ladrilho (o padrão apresentado) muda consideravelmente de um cômodo para outro. Nesses outros cômodos citados, o ladrilho é muito utilizado no chão como uma espécie de ornamento do ambiente.

Móveis minimalistas e cores sóbrias também podem garantir uma excelente “viagem no tempo”, em especial se o proprietário do imóvel estiver atrás de um estilo versátil e com muita “brecha” para modernidade.

Saber usar o ladrilho hidráulico na decoração pode ser um verdadeiro coringa para transformar a sua residência em um verdadeiro lar. Não se esqueça que para bons resultados, a ajuda profissional é essencial.

Arquitetos e decoradores ainda são os profissionais mais indicados para ajudar você a realizar a transformação dos seus sonhos. Não deixe de tirar suas dúvidas e jamais realize qualquer modificação sem ter uma ideia geral de como o resultado pode ficar.

Com a quantidade de ferramentas que temos à disposição, é difícil não perder horas e mais horas procurando as melhores opções e combinações para seu lar!

Esse foi o nosso post de hoje sobre decoração retrô e sobre como utilizar o ladrilho hidráulico na decoração! Gostou do conteúdo? Não deixe de comentar logo abaixo!

© Copyright 2019, Mosaicos Amazonas | Especialista em Ladrilho Hidráulico e Piso Tátil de Concreto