Piso intertravado de concreto: Saiba como colocar

piso intertravado 16 faces natural

Visando a sustentabilidade e a preocupação com o meio ambiente, a área de construção civil vem desenvolvendo novos materiais e produtos que, além de terem custo reduzido, cumprem com os requisitos ambientais de preservação. É nesse cenário que aparece uma opção interessante para a construção de ruas, calçadas, calçadões, e outras áreas em que uma pavimentação seja necessária. Nesse caso estamos falando do piso intertravado de concreto.

Esse material leva esse nome, pois as peças possuem uma forma assimétrica, e que se encaixam perfeitamente quando alinhadas, promovendo uma ligação firme e travada.

Confira a seguir os principais benefícios do piso intertravado de concreto e aprenda como usa-lo na sua obra de um jeito simples, prático e eficiente.

 

Benefícios do piso intertravado para a obra

 piso intertravado de concreto

A própria denominação deste tipo de material já mostra uma grande vantagem. Por manter uma forma assimétrica, que se encaixa somente entre suas peças, uma trava é formada, tornando assim desnecessário que algum produto seja utilizado entre as peças para fixação.

Ainda sobre essa vantagem, fica evidente a facilidade tanto em colocar quanto de retirar o piso intertravado. Isso é importante principalmente quando se é necessário realizar reformas ou trocar as peças com o tempo, quando necessário. Esse tipo de piso reduz a própria necessidade de manutenção.

O piso intertravado de concreto é um grande aliado ao meio ambiente, pois aumenta a permeabilidade do solo urbano, permitindo que a água das chuvas escoem naturalmente para os lençóis freáticos subterrâneos. Contrário ao que acontece com a pavimentação, o que aumenta os casos de rachaduras e buracos em ruas e calçadas.

É possível utilizar pisos intertravados de concreto em várias cores também, o que acaba facilitando a sinalização horizontal, marcando travessia de pedestres e até ciclovias.

Outra grande vantagem é que a superfície deste tipo de piso reflete 30 % de luz, o que aumenta a iluminação do local aonde foi instalado, reduzindo também os custos com energia elétrica.

 

Como colocar o piso intertravado de concreto

 piso intertravado de concreto

Diante de todas as vantagens citadas, a ideia de se construir uma via, garagem ou calça utilizando o piso intertravado de concreto seria uma boa opção. Porém, alguns procedimentos se fazem necessários para que a instalação seja adequada.

  1. Faça o devido nivelamento do terreno, seguido de uma compactação usando rolo compressor ou placa de compactação. Como o encaixe das peças não necessita de argamassa ou cimento, é imprescindível que o chão esteja bem nivelado.
  2. Após isso, deve-se instalar as guias de concreto nas extremidades do local e passar uma camada ou de pedra brita, se o tráfego no local for pesado, ou pedrisco para tráfegos leves. Faça de novo a compactação.
  3. Coloque as peças de piso intertravado de concreto por uma das extremidades e sempre fique de olho no nivelamento.
  4. A seguir, se precisar, jogue pó de pedra ou areia para aumentar a fixação entre as pedras e, em seguida retire o excesso da mesma.

Em suma, a escolha do piso intertravado de concreto pode trazer uma versatilidade imensa para qualquer construção, além de torná-la mais barata e ecologicamente correta.

© Copyright 2020, Mosaicos Amazonas | Especialista em Ladrilho Hidráulico e Piso Tátil de Concreto