Piso intertravado permeável

Piso intertravado calçada

é muito comum ao andar pelas ruas, ver blocos de concreto cobrindo o chão. este tipo de pavimentação é chamado de piso intertravado e são cada vez mais populares pela sua praticidade e economia.

feitos de concreto, são de fácil aplicação e não necessita de mão de obra especializada para a realização do serviço. além disso, é uma solução ecologicamente correta, pois não sofre ações de calor e auxilia no escoamento da água da chuva.

como o piso intertravado é produzido?

a produção do piso intertravado é feito de maneira simples. anteriormente, é analisado as matérias primas para verificar se estão de acordo com as normas. depois, em uma esteira, são adicionados o cimento, aditivos e agregados, que são levados ao misturador. dali, se inicia o processo de homogeneização, com o adicionamento de pigmentos e água.

toda a mistura é levada para o molde, onde é vibro-prensada, já saindo no formato determinado. o próximo passo é deixar os blocos na área de secagem, para que haja o escoamento da água. depois da secagem, os pisos vão para a análise de qualidade, verificando se estão de acordo com os padrões de uniformidade e durabilidade. após todo esse processo, o piso intertravado está pronto para utilização.

locais de aplicação do piso intertravado

são inúmeros os locais em que se pode utilizar o piso intertravado. por conta de sua alta durabilidade, são usados desde calçadas até em vias públicas, pois aguenta tráfego intenso tanto em volume quanto carga.

veja alguns locais em que se pode usar o piso intertravado:

  • praças públicas:

piso intertravado na praça

  • calçadas:

piso intertravado na calçada

 

  • vias urbanas:

piso intertravado condomínio

 

  • áreas residenciais:

piso intertravado residência

 

vantagens da utilização do piso intertravado

as vantagens para o uso do piso intertravado são inúmeras como dito anteriormente, pois além de ser durável e ecologicamente correto, possui baixo custo e é de fácil aplicação. veja mais algumas das vantagens abaixo:

- rápido utilização do pavimento: como a aplicação é simples e não precisa de tempo de secagem ou qualquer acabamento, após o assentamento do piso intertravado, o local já pode ser liberado para uso.

- facilidade na ução: o assentamento do piso intertravado pode ser feito com mão de obra do próprio local, valorizando o trabalho de pessoas da região.

- design: o piso intertravado pode ser feito em várias cores, formas e texturas, podendo compor um design diferenciado e bonito.

- conforto térmico: por ter uma cor mais clara em relação a outros produtos de pavimentação, o piso intertravado reduz a absorção de calor na superfície, diminuindo as ondas de calor nos centros urbanos.

- seguro: o processo de fabricação do piso intertravado garante que sua superfície seja antiderrapante, diminuindo os riscos de queda e acidentes quando o piso estiver molhado.

- é reutilizável: mesmo após assentado, o piso intertravado pode ser retirado sem maiores dificuldades para que possa ser reaproveitado em outros locais.

- ajuda a não impermeabilizar o solo: como o seu assentamento é feito com areia, permite a passagem de água, auxiliando no controle de enchentes em época de chuva, tornando-se um produto ecologicamente correto.

- fácil manutenção: quando a instalação do piso intertravado é feito de maneira correta e o material é de ótima qualidade, é garantido que a durabilidade será de muitos anos. caso seja necessário, a retirada é fácil, auxiliando a manutenção de canais subterrâneos.

como é feita a aplicação do piso intertravado?

 a aplicação do piso intertravado é feito de maneira simples, não necessitando de tempo de secagem ou a utilização de outros produtos, como resina, por exemplo, pois o assentamento é feito com areia.

primeiramente, é necessária a preparação do solo, onde são demarcadas as áreas de acesso a estrutura urbana, como os dutos para água, luz, telefone e drenagem. é nessa fase em que são colocadas as contenções laterais como guias e sarjetas.

sobre a camada de base, é colocada a areia e realizada o nivelamento. após esse processo, os pisos intertravados são assentados, um a um, e sempre devem ser colocados, nunca arrastados, para não haver acúmulo de areia entre eles. caso necessário, os ajustes poderão ser feitos com martelo de borracha.

depois de colocados, os pisos são compactados mecanicamente em toda a área pavimentada para que haja um nivelamento preciso entre eles. após essa fase, é espalhado mais areia para que haja o preenchimento de todos as juntas dos pisos, alastrando-se bem com a ajuda de uma vassoura. a última etapa é a compactação final que se nivele totalmente. assim, ele já estará pronto para uso.

após conhecer tudo sobre o piso intertravado, veja no site da mosaicos amazonas, as opções existentes na loja.

© Copyright 2019, Mosaicos Amazonas | Especialista em Ladrilho Hidráulico e Piso Tátil de Concreto