Piso intertravado: Saiba o que é e como usá-lo a favor da sua obra

Calçada com piso tátil

O ramo de construção civil é um dos mais promissores do mercado, o que faz com que surjam sempre várias técnicas e produtos, cada vez mais voltados ao cunho ambiental, mas, sem deixar de lado o conforto das pessoas e a beleza dos projetos. Ao pensar na reforma de áreas abertas como calçadões, ou mesmo praças, são poucos aqueles que se preocupam com alguns detalhes que podem fazer toda a diferença no resultado final, como é o caso do piso intertravado, por exemplo!

Há algum tempo, esse novo tipo de piso tem invadido o chão de várias obras espalhadas pela cidade. Tudo isso por conta da grande liberdade criativa proporcionada por ele, junto ao seu benefício ambiental e ao preço de mercado mais vantajoso do que o de outras opções.

O piso intertravado é o queridinhos dos arquitetos e empresas de arquitetura em seus novos projetos.

Descobriremos a seguir mais alguns detalhes sobre este piso que pode reduzir bastante o custo final da sua obra, e ainda trazer alguns benefícios para o seu projeto. Confira!

 

O que é um piso intertravado?

 piso intertravado

O piso intertravado é um tipo de revestimento feito em concreto, também chamado de bloquetes ou pavers.

O revestimento final é formado a partir da união de diversos blocos, construídos de uma maneira pela qual estes acabam fixando-se uns aos outros anatomicamente, daí o nome “intertravado”.

A construção de cada um dos blocos permite um assentamento muito menos problemático, por isso costuma ser utilizado em áreas de grande extensão, principalmente em obras públicas.


Para que serve o piso intertravado?

 piso intertravado

Em primeira instância, o revestimento feito com pisos intertravados, serve para substituir os paralelepípedos comuns, que apresentam uma instalação um pouco mais complicada, exigindo mão de obra extremamente especializada para que o serviço tenha um bom resultado final.

Dessa forma, a aplicação mais indicada para o piso intertravado são os espaços ao ar livre, tais como ciclovias, praças públicas, calçadas e ou até mesmo garagens e outros espaços parecidos.

Mas, o piso intertravado traz ainda alguns benefícios muito interessantes quando comparado com os outros tipos de revestimento, como o afasto, e os paralelepípedos comuns, vamos entender um pouco mais sobre essas vantagens!

 

Principais vantagens dos pisos intertravados

 piso intertravado

  • Piso antiderrapante

Sua estrutura porosa, faz do revestimento em pisos de concreto intertravados uma ótima opção antiderrapante, sendo essa uma característica de extrema utilidade em ciclovias e espaços onde haja a circulação de veículos e pessoas, afinal de contas, por mais bonito que seja o resultado, ninguém se sente à vontade pisando em algo extremamente liso e escorregadio.

  • Propriedade drenante

As enchentes no ambiente urbano são um problema sério, que tem seus efeitos negativos espalhados pelo setor de mobilidade urbana atrapalhando o dia a dia de muitos cidadãos em diversas capitais, chegando, inclusive, a prejudicar a saúde da população, por conta de doenças se proliferando através da água acumulada e contaminada.

Sabendo deste problema, e investigando suas causas, nos deparamos com as opções atuais de revestimento em vias públicas, onde o asfalto impede que o solo absorva a água, e esta acaba sendo acumulada e levada para outros pontos da cidade.

O piso intertravado não compartilha dessa característica, pois a sua composição permite que cada bloco absorva bastante água, e por consequência, o solo sob o piso impeça que a água contaminada por animais e acumulo de lixo permaneça em contato com pedestres.

Quando o piso intertravado é aplicado ao redor de vias públicas, é sempre possível perceber a melhora na mobilidade urbana, pois os pontos de enchente acabam tendo um menor volume de água, permitindo então que os carros transitem sem maiores problemas.

  • Economia de energia elétrica

Esse talvez seja um dos benefícios mais inusitados, pois não há uma relação direta entre a aplicação do piso intertravado e o consumo de energia, mas o benefício é comprovado!

Algumas empresas que passaram a utilizar este revestimento em concreto, fizeram alguns testes, e perceberam que os blocos intertravados chegam a refletir até 30% a mais de luz para o ambiente em que estão instalados.

Dessa forma, o contingente de lâmpadas em espaços públicos pode ser reduzido, refletindo em um menor consumo energético!

  • Preço

O preço é outro fator que pesa a balança positivamente para os pisos em concreto! É possível encontrar blocos com preço menor do que R$ 2,00 por cada unidade, e a mão de obra para a instalação não precisa ser altamente especializada, o que contribui mais ainda para um custo menor ao final da instalação.

 

Como instalar piso intertravado

 piso intertravado

A instalação do piso intertravado é muito simples! Primeiro é preciso nivelar o solo onde o piso será aplicado, e fazer a contenção das laterais para que a estrutura não deslize durante a montagem dos blocos.

O rejunte é feito com areia fina, o que permite uma maior facilidade caso o piso necessite ser retirado, sem danificar os blocos. Após a aplicação da areia, deve ser feita uma compactação final, e o piso já se encontra pronto!

Uma informação interessante sobre os pisos intertravados está nas várias possibilidades de paginação, permitindo que sejam feitos desenhos diversos apenas com aplicação de posições diferentes dos blocos.

Além disso, não é difícil encontrar opções em outras cores que não a do concreto tradicional. Assim você poderá transformar o piso do seu projeto em uma verdadeira obra de arte, basta pesquisar algumas referências e deixar a sua criatividade fluir!


Cuidados necessários durante a instalação do piso intertravado

 piso intertravado

O primeiro cuidado vem desde o projeto de utilização do piso. O arquiteto ou engenheiro encarregado deve levar em consideração as normas técnicas definidas pela NBR 978.

Dentre essas normas estão descritas as espessuras e densidades recomendadas de acordo com o nível de tráfego, para evitar problemas como a quebra dos blocos com o passar do tempo. No momento de limpar o piso também é preciso ter cuidado, pois o jato muito forte de equipamentos para limpeza em espaços públicos pode acabar danificando os blocos. 

O piso intertravado é uma ótima opção para aqueles que não abrem mão da beleza em suas obras, mas também querem reduzir os custos e dar mais atenção ao meio ambiente em volta.

Quer saber onde encontrar o melhor piso intertravado do mercado, então clique aqui e aproveita essa oportunidade incrivel!

 

 

© Copyright 2019, Mosaicos Amazonas | Especialista em Ladrilho Hidráulico e Piso Tátil de Concreto