Piso para quintal: Como escolher o melhor

Piso para quintal

A escolha do piso para quintal merece uma atenção especial, pois diversos fatores devem ser analisados para evitar erros.

Varandas, áreas de piscina, churrasqueira e jardins possuem particularidades que devem ser consideradas como a durabilidade, facilidade de limpeza, características antiderrapantes e a resistência ao tráfego mais intenso.

Para ajudar você nessa decisão, separamos 5 dicas de piso para quintal que levam em conta as principais funcionalidades necessárias para garantir a escolha certa.

Confira a seguir as 5 melhores dicas para você escolher o piso ideal para o seu quintal e assim deixar a decoração desse espaço ainda mais bonita e com a sua cara!

 

Piso para quintal: Dicas para fazer a escolha certa

 

1 - Pisos intertravados - Conhecidos como drenantes

piso para quintal

Quando vamos construir ou reformar a primeira coisa que pensamos é a parte estética, apesar de ser uma etapa importante não podemos esquecer das questões funcionais. Em se tratando de piso para quintal a segurança é o fator principal.

Os pisos intertravados são muito utilizados em quintais, estacionamentos, calçadas e até pavimentação de ruas. Sua característica auto drenante envolve uma absorção de água de 75% que impede o acúmulo da água das chuvas.

No quesito segurança, os pisos intertravados são excelentes, pois mesmo na chuva, não ficam escorregadios. A linha de coloração mais clara dos piso para quintal produz um conforto térmico reduzindo a absorção do calor.

Fáceis de colocar, muito resistentes e manutenção simples os pisos intertravados possuem uma estética com formas variadas, dimensões e texturas que embelezam os ambientes externos com formas quadradas, raquetes, sextavadas, entre outras.

Essa é uma excelente opção para quem busca um piso para quintal seguro, simples de instalar, fácil de cuidar e com características que não impermeabilizam o solo.

2 - Ladrilhos hidráulicos - Mosaicos

piso para quintal

Se  você está buscando uma decoração mais retro para decorar pequenas áreas, os ladrilhos hidráulicos podem ser a escolha certa. A composição em mosaico é um tipo de revestimento artesanal feito à base de cimento que confere peças de diferentes tamanhos com modelos e cores variados.

Os ladrilhos hidráulicos decorados não atendem áreas de piscina ou mais rústicas, é mais indicado para varandas, áreas de refeições e a parte interna das casas e apartamentos.

O ideal é utilizar o ladrilho hidráulico para uso externo.

Se você busca uma opção para dar um toque personalizado os ladrilhos hidráulicos externos podem perfeitamente ser o seu piso para quintal ideal. São diversas opções de cores, estilos e texturas pra você brincar com a criatividade.  

3 - Porcelanato

 

O porcelanato é um dos tipos de piso para quintal mais utilizado, a versatilidade das cores, formatos e texturas tem feito esse estilo de revestimento ganhar muito espaço em áreas externas.

São bem resistentes e os modelos não polidos e mais rústicos possuem propriedades antiderrapantes ideais para aplicação nas áreas externas como varandas, espaço gourmet, áreas de piscinas e jardins.

A coleção Stones abre um leque de piso para quintal, pois possui inspirações em pedras que permitem um grande apelo estético, além de oferecer características de segurança promovidos pelo relevo e textura.

O porcelanato é democrático, consegue atender diversas aplicações, por isso, é um dos pisos para quintal mais utilizado. Mas fique atento, ao optar pelo porcelanato a instalação de ralos para escoamento de água é indispensável já que o produto não possui características drenantes.

4 - Pedras naturais

piso para quintal

As pedras naturais nunca sairão da lista das tops opções de piso para quintal, o conceito rústico, antiderrapante,  permeável e naturalmente bonito são fatores que influenciam a decisão de quem busca revestimento para áreas da piscina, jardins e varandas.

As pedras São Tomé, Goiás e a mineira, são conhecidas pelas propriedades antiderrapantes e térmicas  ideais  para bordas de piscinas.

A qualidade das pedras naturais  são muito conhecidas, por isso, sempre serão uma boa opção, apenas atente para o estilo da pedra e dê preferência para as que não possuem muita porosidade, pois com o tempo podem encardir. Existe uma resina protetora que pode ser aplicada sob as pedras para diminuir essa porosidade, de qualquer forma, faça a escolha certa.

5 - Piso tátil

piso para quintal

Certamente você já ouviu falar em pisos táteis, ele recebe esse nome pois é destacado pela cor e a textura para sinalizar  e orientar as pessoas com deficiência visual. Pode ser utilizado em áreas externas próximas de piscinas, rampas, escadas e demais desníveis do piso para alertar os sinais de perigo e promover a segurança do ambiente.

O jeito correto da instalação do piso tátil é sempre no início de algum obstáculo e no término, assim as pessoas que precisam dessa orientação conseguem se locomover em segurança.

A orientação com piso tátil é um opção para sua área externa, desse modo, o ambiente fica preparado para receber convidados com deficiência visual de forma segura.

 

Considerações importantes na escolha do piso para quintal

 

Antes de fazer a escolha do seu piso para quintal é importante analisar todas as características do produto para se certificar se o material escolhido vai atender suas necessidades de segurança, resistência e estilo.

Você pode mesclar a utilização dos pisos, um para varanda outro para área de piscinas, enfim, não existe uma regra, use a criatividade. Porém, leve em conta as características drenantes para áreas abertas, assim ajuda a chegada de água no lençol freático e evita acúmulo de água no quintal. Já na varanda e áreas fechadas você pode investir mais na estética do piso.

Cuidado com pisos para quintal muito lisos, principalmente se você tem crianças ou pessoas com mobilidade reduzida, isso pode acarretar sérios riscos para a integridade física dessas pessoas. Opte sempre pelos antiderrapantes.

Algumas opções como porcelanato e ladrilhos hidráulicos podem ser utilizados também nas paredes, estude uma forma de combinar essas opções e ganhe uma ambientação diferenciada.

As diversas opções do mercado foram criadas para facilitar a sua vida e tornar o ambiente externo muito confortável, bonito e seguro para aproveitar os melhores momentos da vida ao lado de familiares e amigos.

Por isso, antes de começar a obra, faça um projeto detalhado do layout, cores,estilo e materiais a serem utilizados no piso para quintal , dessa forma, vai evitar erros e arrependimentos. Para concertar pode custar muito mais caro. Uma idéia boa somada a utilização dos produtos certos é garantia de sucesso.

 

 

© Copyright 2017, Mosaicos Amazonas | Especialista em Ladrilho Hidráulico e Piso Tátil de Concreto