Quando e onde usar o piso tátil

Piso tátil metrô de São Paulo

Atualmente, há 6,5 milhões de brasileiros que possuem deficiência visual severa, de acordo com o IBGE. Deles, 506 mil perderam totalmente a visão e 6 milhões têm grande dificuldade para enxergar.

Para ajudá-los na locomoção pelas cidades, há diversas iniciativas e neste texto falaremos de uma em especial: O piso tátil, muito comum ver em prédios, estações de metrô, escadas e até em ruas, pisos que possuem relevo indicando um trajeto.

O piso tátil (ou tenji burokku) surgiu em 1965 e utilizado pela primeira vez em 1967, em uma rua de okayama, no japão. Quem desenvolveu foi seiichi miyake, que fez gastar todo o seu dinheiro para criar ladrilhos com relevo para auxiliar um amigo cego a caminhar na rua.

O invento foi ganhando força e sendo aplicado próximo a plataformas de metrôs e trens pelo japão. Pelo mundo, chegou primeiramente no fim dos anos 80 na austrália e reino unido. Na década de 90, chegou aos estados unidos e canadá.

criador do piso tátil

Desde a época que foi inventado houve poucas ações, somente adaptações e normatizações, desenvolvidos de acordo com o país. o conceito básico são os relevos que podem ser sentidos por quem caminha sobre eles.

E o piso tátil no brasil?

No brasil, o piso tátil chegou há mais de 10 anos. em 2004, a associação brasileira de normas técnicas, a abnt apresentou a nbr (normas brasileiras de regulamentação) 9050 em que contém as especificações da peça e colocação.

No país há duas leis federais, a 10098/00 e a 13146/15 que estabelece a adoção de medidas que promovam a acessibilidade nas políticas públicas, porém não uma lei para que haja a colocação dos pisos táteis em si, podendo cada estado ou cidade fazer a sua. 

Uso do piso tátil

Primeiramente, será exposto onde e como o piso tátil deve ser utilizado de acordo com a nbr 9050/2004:

- informar a existência de desníveis ou situações de riscos quando não detectado por bengala longa;

- orientar o posicionamento adequado para a pessoa com deficiência visual ao utilizar equipamentos de autoatendimento ou serviços, trens e elevadores;

- informar mudanças de direção ou percurso;

- indicar o início e término de degraus, escadas e rampas, como também a existência de patamares em escadas e rampas;

- indicar o local da travessia de pedestres.

Tipos de piso tátil

Basicamente, existem dois tipos de piso tátil:

Direcional: é o piso que orienta para um trajeto, tendo relevos obtusos;

como usar o piso direcional

Alerta: são pequenos círculos que indicam a presença de algum perigo que exija atenção do pedestre ou a mudança do trajeto, utilizado em degraus, rampas e plataformas.

 como usar piso alerta

Todos eles devem ter uma cor contrastante com o piso onde está instalado, para auxiliar quem tem baixa visão.

O piso tátil pode ser feito de diversos materiais, como ladrilho hidráulico, porcelanato, concreto e até pvc. tem nos tamanho de 20 x 20 cm até 40 x 40 cm. há também os feitos em inox que são somente os elementos a serem colocados diretamente no piso.

As cores podem ser diversas, mas as mais utilizadas são amarelo, azul, vermelho, cinza, grafite e preto.

Colocação

Caso o piso tátil seja de concreto, o ideal é fixar com argamassa ou cimento no piso existente. Já os de borracha ou pvc precisam ser colados diretamente no contra piso ou em superfícies lisas.

Caso o local passe por limpeza frequente, deve ser instalado junto com adesivo pu bicomponente e nas extremidades aplicar o vedador de borda que evita infiltrações pela água.

Quando o piso adjacente for liso, recomenda-se que o piso tenha entre 25 cm e 50 cm. já quando o piso adjacente não for liso, é recomendado que o piso tátil tenha a mesma largura, porém acrescida de uma faixa lateral lisa, com no mínimo 60 cm de largura, cada uma.

Outro ponto importante é sempre prestar atenção ao colocar o piso tátil direcional. caso haja uma mudança de rota (curva a esquerda ou à direita, por exemplo), é fundamental colocar um piso tátil de alerta para que o pedestre saiba que haverá uma mudança de rota.

Há também uma especificação ao tamanho do sinalizador dos pisos. no piso tátil de alerta, cada círculo pode ter no máximo 30 mm de largura por 4,5 mm de altura. já o sinalizador do piso tátil direcional precisa ter 23 cm de comprimento, 3 cm de largura e 4,5 mm de altura.

elemento tátil

O espaçamento entre cada sinalizador é de 71 mm diagonais no piso tátil de alerta e de 53 mm entre sinalizadores do piso direcional.

Portanto, o piso tátil é de extrema importância para que os deficientes físicos tenham mais independência e segurança para se locomover pelas cidades.

Caso tenha interesse em saber mais sobre os pisos táteis, acesse as dicas de instalação e manutenção da Mosaicos Amazonas. Para conhecer nossos produtos, visite o nosso site.

© Copyright 2018, Mosaicos Amazonas | Especialista em Ladrilho Hidráulico e Piso Tátil de Concreto