Ladrilho hidráulico decorado como assentar

ladrilho na cozinha preto e branco

Os ladrilhos hidráulicos são peças 100% artesanais, eles são fabricados por artesãos que cuidam desde a preparação da tinta, até a secagem final dos produtos, com uma técnica minuciosa e delicada. Os artesãos possuem todo o cuidado para que as peças sejam entregues conforme as condições necessárias e as qualidades que são exigidas pelo fabricante.

Mas os cuidados não são somente no momento da fabricação ele deve se estender até mesmo após a entrega do produto. É importante que ele seja assentado e utilizado da forma correta, para que o seu resultado final, esteja de acordo com a sua expectativa.

Então para que você tenha um bom acabamento e se agrade com a escolha do ladrilho hidráulico, acompanhe essas dicas.

Como armazenar:

Armazenamento de ladrilho hidráulico

 

É importante que os seus ladrilhos hidráulicos, sejam armazenados sempre em local coberto, e sobre palets, eles são importantes pois, se acontecer de umidade proveniente da chuva, se caso ele estiver em cima de papelão, ao invés de palets, você correrá grande riscos de manchar o piso.

Quando for iniciar a colocação e retirar os ladrilhos das caixas de armazenamento, sempre respeite a forma que eles foram colocados, que no caso é face a face. Ele é embalado dessa forma para evitar que os pisos se danifiquem e chegue até você riscados.


 

A Mosaicos Amazonas esta localizada na zona leste de São Paulo, precisamente em Itaquera.
Temos um grande público nos bairros da capital Paulista como Itaim Bibi, Consolação, Perdizes, Vila Mariana, Campo Belo, Saúde, Brooklin, Moema, Lapa, Indianópolis, Vila Clementino, Jabaquara, Jardins, Morumbi, Panambi, entre outras. Atendemos todo o Brasil, não deixe de nos contatar.

 


 

Qual a argamassa recomendada e como realizar o assentamento?

Ladrilho hidráulico assentamento

Os ladrilhos hidráulicos devem ser colocados nas áreas externas e internas utilizando a argamassa ou massa de cimento e uma desempenadeira dentada. Se os ladrilhos escolhidos para a colocação forem de cores claras como bege, branco ou craft claro por exemplo, você deverá usar a argamassa branca, para que ocorra um melhor acabamento e evite que as peças manchem.

Como já citado anteriormente as peças de ladrilhos hidráulicos são produzidas de forma artesanal, por esse motivo é recorrente encontrar ladrilhos que possuam no mínimo 1mm de diferença em sua espessura. Essa diferença deve ser corrigida no momento do assentamento, é indicado passar uma camada de argamassa no contra piso e também no fundo da peça, acertando a diferença com a quantidade de massa.

Além de passar a argamassa no contra piso e fundo da peça, é muito importante que seja aplicado a argamassa nas pontas do ladrilho, dessa forma a argamassa irá impedir que a peça trinque após ser assentada.

Diferente das cerâmicas que são colocadas com espaços entre as peças, o ladrilho hidráulico é colocado sem espaçamentos entre as peças, entre os profissionais é utilizado o termo ‘junta seca’. Existem algumas exceções onde se pode dar um espaçamento de 1 a 2 mm entre as peças.

 

Como limpar e instalar os ladrilhos hidráulicos decorados?

Instalar ladrilho hidráulico

 

No momento da instalação é primordial que você não utilize o martelo de borracha nas peças. Principalmente se for cores claras. A utilização desse martelo, provavelmente irá manchar as peças, ou até mesmo fissura-las ou trinca-las. Essas microfissuras, não irão aparecer no momento da instalação, mas sim no momento em que elas forem resinadas ou molhadas. Caso ocorra de as peças ficarem marcadas, elas deverão ser lixadas com lixa d’água 200.

No momento da aplicação da argamassa, é preciso muito cuidado para que não respingue argamassa sobre eles, caso isso ocorra, é aconselhável passa na hora uma esponja limpa e umedecida com água, assim evitando que a massa seque e penetre do ladrilho. Se não for possível realizar a limpeza na hora, é recomendado passar uma lixa d’água 100, bem de leve.

Antes de ser resinados os ladrilhos hidráulicos são peças muito porosas, por isso é recomendado pelo menos duas demandas de resina. E no caso, como os ladrilhos serão utilizados nas calçadas é necessário que eles sejam cobertos com um plástico, e ainda colocado por cima, um plástico bolha e por fim um papelão. Em hipótese alguma coloque o papelão em contato direto com o ladrilho, ele poderá manchar o piso.

 

Como resinar os ladrilhos hidráulicos decorados?

Resina para ladrilho hidráulico

 

É importante que antes de você aplicar a resina nos ladrilhos, eles estejam completamente limpos e sem pó. Para a limpeza é recomendável que seja utilizado uma vassoura de pelo ou lavar com água e sabão neutro. Não utilize produtos químicos ou os seus derivados, e também cândida e ácido muriático, essas substancias poderão manchar as peças. Se mesmo com a limpeza o seu piso apresentar machas entre em contato com o fabricante e peça instruções de como proceder.

Outro fator que também poderá causar manchas ao seu ladrilho, é aplicar a resina enquanto as peças estiverem úmidas. Então certifique-se que as peças estarão completamente secas para não danificar e prejudicar o acabamento do piso.

Para aplicar a resina é importante que você utilize o rolo de lã curto, ao invés do rolo de espuma, que devido a ação química da resina pode soltar fiapos e danificar a peça. Além de que o rolo de lã curto consegue espalhar melhor a resina não deixando os ladrilhos carregados.

Para que o acabamento fique perfeito, é importante que seja aplicado ao menos 2 demãos de resina, elas precisam ter um intervalo mínimo de 8 horas. Outro ponto importante, é o sentido que será aplicada essa resina, ele sempre deverá ser feito seguindo o mesmo sentido de vai e vem, e nunca deverá ser feito em “cruz”. O rejunte deverá ser aplicado após a primeira mão de resina. O pó do rejunte deverá ser aplicado em forma de uma pasta entre as peças. Após isso deverá retirar o excesso de rejunte com o auxilio de uma esponja úmida. Pelo fato de que as peças já estão resinadas a limpeza ficará bem mais fácil, não possuindo tanto risco dos pisos serem manchados.

Visite aqui mesmo no nosso catálogo com os ladrilhos hidráulicos que nós oferecemos para você.

© Copyright 2017, Mosaicos Amazonas | Especialista em Ladrilho Hidráulico e Piso Tátil de Concreto