Ladrilho hidráulico ou Azulejo: Qual a melhor opção para sua casa?

Azulejo ou ladrilho hidráulico

Quando o assunto é revestimento, o ladrilho hidráulico e os azulejos são logos lembrados. Hoje em dia esses dois materiais estão em alta e são os preferidos dos arquitetos e decoradores. Mas você sabe qual a diferença entre eles e como escolher entre eles para revestir os cômodos da sua casa?

Hoje vamos explicar um pouquinho da diferença existente entre eles e dar algumas dicas de como escolher o melhor material para revestir a sua casa.

Saiba quais as diferenças existentes entre o ladrilho hidráulico e o azulejo

Como pode ser visto na imagem anterior, a diferença visual entre os dois materiais é bem pequena, porém existem grandes diferenças no modo em que são fabricados e em como são utilizados para fazer o revestimento.

Conheça agora essas diferenças e veja qual o melhor material para realizar a decoração que deseja em sua casa.

Você sabe a diferença entre o ladrilho hidráulico e o azulejo?

Para quem não entende muito sobre os materiais de revestimento, é muito fácil se confundir e ficar indeciso a respeito de qual material utilizar em sua casa.

Por mais que sejam peças semelhantes o modo de fabricação e a forma como é desposto no momento de revestir as paredes os tornam materiais completamente singulares.

Ladrilho hidráulico decorado

Diferença entre ladrilho hidráulico e azulejo: Fabricação

Como já citado a cima, um dos pontos que diferencia o ladrilho hidráulico do azulejo é a forma que são fabricados.

A fabricação do azulejo pode ser realizada tanto de forma manual ou então industrial. Na fabricação manual são necessárias as seguintes matérias primas:

- Barro;

- Areia;

- Pó de vidro (da cor desejada);

- Água.

Para se transformar em azulejo é necessário misturar o barro com a areia e assá-los por nove horas, após esse tempo a mistura também deve ter um tempo de secagem de nove horas.

A cor é determinada nesse momento, o barro assado com a areia deve ser mergulhado no pó de vidro dissolvido na água e depois deve ser levado ao forno novamente por mais nove horas. Respeitando o tempo de secagem, também de nove horas.

A personalização dos azulejos se dá após esse processo, onde devem ser pintados e devolvidos ao forno por mais nove horas.

Diferente dos azulejos para a fabricação dos ladrilhos hidráulicos é necessário utilizar um molde de bronze, onde há a separação das cores. Esse molde é responsável por formar o desenho do ladrilho, por esse motivo, ele deve estar acoplado em um quadro exterior de ferro para poder formar as bordas do ladrilho.

Para começar a produção cada uma das partes do molde de bronze deve ser preenchida com uma mistura colorida, produzida a partir de óxido de ferro, pó de mármore e cimento branco.

Depois disso o molde deve ser retirado e as cores devem ser cobertas por uma mistura seca e logo depois por uma úmida. Para selar o ladrilho é passado por uma prensa hidráulica.

Retirado da forma com cuidado, o ladrilho hidráulico deve descansar por 24 horas e depois disso, deve ser mergulhado na água por cerca de oito horas. Para a secagem, os ladrilhos devem permanecer na sombra por 4 semanas seguidas para que o cimento seja cristalizado completamente.

Como pode ser analisado a fabricação do ladrilho hidráulico é bem mais trabalhosa e demorada quando comparada com a do azulejo, essa é uma das diferenças entre os dois revestimentos.

Azulejo na parede

Diferença entre ladrilho hidráulico e azulejo: Utilização

Outra diferença entre o ladrilho hidráulico e o azulejo é a forma como cada um deles são utilizados.

Os azulejos são mais utilizados para ambientes úmidos como cozinha, banheiro e áreas de serviço. Porém ele não se limita apenas para revestir paredes, mas também bancadas e mesas.

A forma mais utilizada no momento da decoração é utilizar os azulejos como mosaicos, brincando com as cores e estampas, deixando assim cada ambiente com uma característica única.

Ao escolher o azulejo como revestimento, o consumidor ganha em manutenção, isso ocorre, pois, o azulejo diferente do ladrilho hidráulico é finalizado com uma camada de vítrea, que contribui para a sua impermeabilização.

 Porém, o azulejo exige a utilização de uma massa de rejunte, já que ele sofre muita dilatação.

O ladrilho hidráulico por sua vez, apresenta muita durabilidade além de ser muito resistente. Na decoração ele pode ser utilizado para revestir paredes, piso e criar painéis formando mosaicos.

Ele pode ser utilizado em qualquer tipo de ambiente, seja ele úmido ou seco, os lugares em que são mais utilizados são terraços, salas, banheiros e cozinhas.

A aplicação do ladrilho hidráulico exige o serviço de um profissional, já que é um revestimento grosso e deve ser muito bem aplicado e nivelado com a ajuda da argamassa colante.

Esse revestimento exige mais manutenções do que o azulejo é necessário que após a aplicação seja aplicado uma resina acrílica para impermeabilizar o ladrilho, já que é um material poroso. Além disso, a cada 15 dias é necessário a aplicação de uma cera incolor para manter o brilho e deixa-lo sempre como novo.

Como já dito anteriormente, o ladrilho hidráulico pode ser utilizado para revestir paredes e pisos. Porém, no momento de escolher é preciso prestar atenção na espessura de cada um deles, já que o ladrilho destinado para a decoração de paredes possui uma espessura de 1,5 cm e os destinados para serem utilizados no piso devem possuir 2 cm.

Ladrilho hidráulico no piso

Podemos analisar que cada um desses revestimentos possui características próprias sendo mais indicados para serem utilizados em determinados ambientes.

Então antes de escolher qual deles será responsável pela decoração da sua casa analise as características de cada um e veja qual melhor se encaixa na sua necessidade.

Se a sua escolha for os ladrilhos hidráulicos, aqui mesmo no nosso site você encontra vários modelos para poder decidir e começar a decorar a sua casa do jeitinho que você quiser. 

© Copyright 2020, Mosaicos Amazonas | Especialista em Ladrilho Hidráulico e Piso Tátil de Concreto