Onde usar o piso tátil de concreto

Piso tátil

No brasil, aproximadamente 23,9% (45,6 milhões de pessoas) da população afirmam possuir algum tipo de deficiência; desse percentual a maioria (3,5%), declaram ter problemas relacionados a visão.  Esses dados são da fundação Dorina Nowill para cegos; mas o que isso significa? E como pode impactar a estrutura e o cotidiano das cidades brasileiras?

Com o avanço da tecnologia e a concentração cada vez maior da população em grandes centros urbanos do país, é necessário que as estruturas das cidades passem por ações que adaptem as vias públicas e toda a infraestrutura urbana para que cada vez mais as pessoas tenham a liberdade de deslocamento e segurança, mesmo com problemas de mobilidade reduzida.

Para permitir as pessoas com deficiência visual ou surdo-cegueira consigam se mover com segurança, orientação correta e efetiva, é fundamental que exista o acréscimo das informações oferecidas pela sinalização tátil no piso permitindo e outros recursos que possam oferecer mais autonomia  à essa população.

O que é piso tátil?

O piso tátil se diferencia na textura e cor para que sempre esteja em destaque em relação ao piso que estiver ao redor. É elaborado dessa maneira para que seja percebido com mais facilidade por pessoas com deficiência visual e baixa visão.

Para que esse processo seja realizado com mais facilidade, existem hoje dois tipos diferentes de piso tátil:

O modelo tátil de alerta - formado por um conjunto de relevos tronco-cônicos, tem como função informar a pessoa com deficiência visual sobre a existência de desníveis ou situações de risco, orientar o posicionamento adequado para o uso de equipamentos, informar as mudanças de direção ou opções de percursos, indicar o início e o término de degraus, escadas e rampas. além de também indicar a existência de patamares nas escadas e rampas e indicar as travessias de pedestres.

calçada com piso tátil

Já o modelo tátil direcional, auxilia no sentido do deslocamento das pessoas, quando há ausência ou descontinuidade de linha-guia identificável, para indicar caminhos preferenciais de circulação.

piso tátil concreto

Porém, é importante ter em mente que estes dois modelos devem possui cores em contraste com o piso em que está instalado, auxiliando quem possui baixa visão a enxergar as diferenças propostas pelas cores.

Onde utilizar o piso tátil?

O uso o piso tátil em espaços de uso público, independente de serem obras públicas ou privadas, é uma obrigatoriedade prevista em lei e respaldada por norma. As obras novas, em sua maioria, já são projetas levando em consideração os pisos táteis e outros elementos de acessibilidade.

No caso das obras mais antigas, é necessário que os espaços sejam adaptados para ficarem em conformidade com a nova lei, porém isso não tem sido implementado com tanta eficiência, como seria o necessário.

Além disso, para que o uso do piso tátil seja funcional nas obras, é necessário um projeto sem aplicações equivocadas ou em excesso, por isso, o arquiteto responsável deve estar familiarizado com as normas referentes ao assunto e deve conhecer como o usuário se desloca.

Entre as leis brasileiras que regulamentam o uso do piso tátil e a acessibilidade estão: a lei federal 10.098/00 regulamentada pelo decreto federal 5.296/04, ao lado da lei brasileira de inclusão 13.146/15 que estabelecem a adoção de medidas de promoção da acessibilidade nas políticas públicas.

O uso do piso tátil também em ambientes externos está previsto em lei e deve seguir as mesmas regulamentações que as vias públicas, toda a adaptação é de responsabilidade do arquiteto e engenheiro contratados pela construtora.

piso tátil de cimento

Área externa conta com placas de piso tátil de alerta para assinalar a escala foto: Arpa Acessibilidade - divulgação pinterest

Qual o material ideal para o piso tátil?

Por se tratar de um material de extrema importância e que deve oferecer durabilidade e segurança contra quedas para as pessoas que o utilizam para orientação, o piso tátil deve possuir um material duradouro e que esteja alinhado com todas as determinações técnicas necessárias.

Pensando nisso, o material mais indicado para o uso de piso tátil - tanto para garantir o seu formato como a durabilidade, são os ladrilhos hidráulicos.

O ladrilho hidráulico é fabrica com o uso de concreto e tintas corantes com base em óxido ferro, combinação que oferece maior durabilidade da peça, diminui o custo com manutenção e evita que as peças se soltem com facilidade de onde estão aplicadas.

o uso do piso tátil feito em ladrilho hidráulico é mais comum para ambientes externos, justamente, devido a sua maior durabilidade e resistência contra as agressões do tempo e o uso das cores mais marcantes em relação aos pisos mais comuns utilizados em calçadas e obras públicas.

Qual o tamanho e cor ideal do piso tátil?

Para que não se tenha dúvidas, este tipo de questionamento também já foi esclarecido na elaboração das normas de acessibilidades que contemplam o piso tátil.

A resposta correta dessa pergunta irá depender da cor, formato e textura do piso adjacente e também da mensagem que será passada, porém, para que você possa se orientar, aqui vão as especificidades pedidas em lei:

  • Quando o piso adjacente for liso

Quando o piso adjacente for liso, é recomendado que o piso tátil tenha largura entre 0,25 m e 0,40 m. o piso tátil mostrado na foto acima mede aproximadamente 0,90 m de largura, ultrapassando a recomendação técnica.


Veja abaixo a ilustração da recomendação técnica para quando o piso adjacente for liso.

sinalização tátil minimo

Sinalização tátil direcional. fonte: acessibilidade na prática

  • Quando o piso adjacente não for liso


Quando o piso adjacente não for liso, é recomendado que o piso tátil tenha uma largura entre 0,25 m e 0,40 m, acrescida de faixas laterais lisas, com mínimo de 0,60 m de largura cada uma, para permitir a percepção do relevo da sinalização tátil no piso. Ou seja, nesses casos, o piso tátil terá a mesma variação de largura das situações ilustradas anteriormente, o que vai mudar é a faixa lateral a ele, como ilustrado na figura abaixo.



norma piso tátil

Sinalização tátil direcional. fonte: acessibilidade na prática

© Copyright 2020, Mosaicos Amazonas | Especialista em Ladrilho Hidráulico e Piso Tátil de Concreto