Piso tátil alerta e direcional

Piso tátil metrô de SP

Visto em sua maioria em locais públicos, o piso tátil é um tipo de piso que possui uma sinalização em alto-relevo, com o objetivo de auxiliar as pessoas que possuem problemas de visão. Ao passar a bengala consegue-se sentir o relevo ou para quem tem uma visão baixa, percebe que há uma cor que com maior predominância.

O piso tátil teve o seu surgimento no Japão, onde foi aplicado em plataformas de trens e metrôs, para que indicasse aos passageiros o limite da beira da plataforma, para que assim, evitasse acidentes. Dali para frente, a ideia se espalhou primeiramente na Europa e depois para o restante do mundo.

No Brasil o piso tátil é obrigatório desde o dia 2 de dezembro de 2004, quando foi estabelecida a norma técnica da ABNT NBR 9050 através do decreto de nº 5296, “que estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida”, como assim descrito. Porém, cada localidade tem a sua própria regulamentação.

Tipos de pisos táteis

Basicamente, existem dois tipos de pisos táteis:

  • Piso tátil direcional: sua característica principal é a faixa em relevo de forma paralela, como mostrada na figura abaixo. Deve ser aplicada no sentido de deslocamento das pessoas, tanto em ambientes internos quanto externos, indicando os caminhos preferenciais para circulação.

Piso tátil direcional

 

  • Piso tátil de alerta: é mais conhecido como o piso de bolinhas em relevo. De acordo com norma, o piso tátil de alerta deve ser utilizado para informar as pessoas com deficiência visual sobre desníveis, orientá-las no uso de equipamentos, como elevadores, plataformas de metrô e trem, indicar o início e o término de degraus, escadas, e as travessias de pedestres, além de informar as opções de percursos e mudanças de direção.

 

Piso tátil de alerta

Ambos podem ser apresentados em concreto, mais indicado para áreas externas, pois possui maior resistência, ou PVC, indicado para áreas internas, protegidas de sol, chuva e vento, ambas, sempre, antiderrapantes.

Regras de instalação

Piso tátil calçada

Para que se concretize a padronização buscada pela ABNT são necessárias que algumas regras de instalação sejam seguidas. Por isso, é fundamental que a compra e a instalação sejam feitas com uma empresa autorizada. Veja algumas das regras abaixo:

- As cores utilizadas no piso tátil de alerta e o direcional precisam ser da mesma cor para que não haja confusão visual na sinalização.

- O piso do entorno deve ter uma cor contrastante do piso tátil escolhido para que não crie a impressão de tridimensionalidade. Além disso, é importante que o piso ao redor seja liso, caso não for, é necessário a colocação de uma faixa de piso liso complementar de no mínimo 60 cm de cada lado.

- No caso da instalação de piso tátil em calçadas, é necessário que o piso seja colocado no centro dela. Em calçadas com até 1,5 m de largura, os pisos podem ter o tamanho de 20x20 cm. Já em calçadas maiores, são utilizados os tamanhos entre 25x25 cm e 40x40 cm.

- Quando há árvores ou postes no meio do caminho é importante colocar um piso tátil de alerta, que servirá para o deficiente físico perceber que há um obstáculo à frente. Depois da barreira, é colocada mais um piso de alerta e depois segue com o piso direcional.

Cores disponíveis para o piso tátil e suas diferenças

 

Piso tátil de concreto alerta e direcional

Dentro da norma, há um número de cores que são padronizadas, contrastando ao tipo de tonalidade do piso complementar. As cores permitidas pela norma e disponíveis na paleta de cores da Mosaico Amazonas são: vermelho, azul, amarelo, grafite, preto e cinza. Veja qual é a cor que melhor se adequa:

- Amarelo: é um dos pisos táteis mais comuns e geralmente são utilizados para contrastar com pisos de tonalidade cinza, mais vistos em áreas externas.

- Azul: é uma das cores mais populares, pois pode ser usado em quase todos os tipos de piso, desde do mármore até o concreto, pois contrasta muito bem com a cor cinza.

- Vermelho: esta cor é vista em pisos complementares de cor clara e é vista para complementar a decoração do local.

- Preto: mais utilizado nas áreas internas, combina com pisos de cores claras, como branco e creme.

- Branco: é um dos menos usados, pois pode sujar facilmente e causar confusão para quem é deficiente visual. É mais utilizado para dar contraste em pisos mais escuros.

É possível observar que a escolha de um piso tátil deve ser feita de maneira cuidadosa, sempre respeitando as normas, em uma empresa confiável, para que não haja problemas no futuro.

Gostou? Então veja as opções oferecidas de pisos táteis pela Mosaicos Amazonas.

© Copyright 2018, Mosaicos Amazonas | Especialista em Ladrilho Hidráulico e Piso Tátil de Concreto