Pisos intertravados, saiba tudo sobre eles

Como funciona o piso intertravado

Os pisos intertravados estão conquistando cada vez mais adeptos e eles possuem vários nomes populares como bloquetes, pavimentos drenantes ou pavers, mas este tipo de piso ainda contém muitas informações que as pessoas não conhecem ou não se aprofundam: Quanto custa? É necessário mão de obra especializada para instalação? Como utilizar o piso?

Aqui você verá discas sobre o piso intertravado desde a instalação, cuidados, funcionamento e preços.

Como é o funcionamento do piso intertravado

Apesar dos vários nomes como é chamado, o piso intertravado tem a mesma composição: concreto. São blocos pré-moldados que atualmente estão substituindo os paralelepípedos e que geralmente são utilizados em locais públicos como ciclovias, calçadas, praças, etc.

As vantagens deste tipo de piso são imensas, desde a instalação que não necessita de mão de obra especializada até a funcionalidade, no qual ajuda deficientes físicos (cadeirantes) e visuais. Os cadeirantes são auxiliados com as rampas e os deficientes visuais com a demarcação como se fosse um guia.

Outra grande vantagem é a sustentabilidade, pois o piso reduz os efeitos negativos da urbanização já que sua composição permite que a água da chuva infiltre e ajude a não ocasionar as enchentes.

Instalação

O piso é formado por blocos que se encaixam entre si como se fossem um quebra-cabeça, por isso o nome intertravados, porque eles ficam travados uns com os outros.

A mão de obra para a instalação não precisa ser especializada, pois é relativamente fácil, embora o trabalho do profissional deva ser verificado como em qualquer outra obra, para que o resultado seja o mais satisfatório possível.

Além de a instalação ser fácil, a reforma também não fica atrás já que as peças podem ser retiradas sem se quer deixar marcas e podem ser reaproveitadas, lembrando que o piso intertravado não necessita de tempo de cura.

Veja o passo-a-passo para a instalação:

  • Para que os blocos não deslizem, faça instalação das contenções laterais;
  • Fazer nivelamento da área com auxílio de britas graduadas (pode ser da simples ou bica corrida);
  • Agora é o nivelamento da areia de assentamento;
  • Colocação dos blocos fazendo o alinhamento, cortes e ajustes necessários;
  • Espalhamento e rejunte com areia;
  • Compactação geral;
  • Limpeza geral e está finalizado.

Como já foi dito não é necessário tempo de cura e seu piso já está pronto para o uso, e caso necessite de manutenção os blocos não precisam ser quebrados, o que facilita as reformas.

Formatação

O piso intertravado possui vários formatos disponíveis como quadriculares, retangulares, hexagonais, e estas variedades é o que deixa o local bonito e criativo.

Além da aparência é necessário observar se durabilidade vai se manter com a paginação escolhida, por isso que os profissionais recomendam que a instalação ocorra em formato de “espinha de peixe”, para que não haja qualquer contratempo.

Cuidados necessários com o piso

Ao iniciar um projeto, vários pontos devem ser levados em consideração como, por exemplo, o tamanho e a espessura dos blocos, para que sejam compatíveis com a carga que deverá ser suportada pelo piso e não ocorram quebras ou afundamentos.

Recomendações técnicas

A espessura dos blocos é diferenciada pelo tipo de pavimento: 60 mm para tráfego leve, 80 mm para veículos comerciais e 100 mm ou 120 mm para tráfego pesado.

E para quem gosta de se aprofundar no assunto, pode consultar uma cartilha para profissionais sobre o piso intertravado que é disponibilizado pela ABCP (Associação Brasileira de Cimento Portland), nela contém informações sobre concreto simples e intertravado permeável.

Ao fazer a limpeza do piso deve-se tomar cuidado se for feito com máquinas de hidro jateamento, pois eles podem danificar o rejunte de areia e até soltar os blocos devido ao jato ser muito potente.

Tudo sobre piso intertravado

Piso intertravado colorido

Os pavers podem ser encontrados em várias cores como o cinza, azul, amarelo, verde, terracota e vermelho, e podemos afirmar que essa é a grande vantagem dos blocos sobre os pavimentos flexíveis.

Além do quesito estético, o piso intertravado também ajuda a economizar energia, pois ele aumenta em 30% o reflexo da luz deixando o ambiente mais claro e sendo assim não necessitam de tanta energia elétrica, até mesmo os coloridos.

Valores

O piso intertravado é um material com um ótimo custo benefício, possuem uma fácil manutenção e boa durabilidade. A instalação está na faixa de R$ 0,77 a R$ 5,93, por isso é bom pesquisar bem antes de iniciar a construção.

Confira os valores dos pisos aqui na nossa loja.

 

© Copyright 2019, Mosaicos Amazonas | Especialista em Ladrilho Hidráulico e Piso Tátil de Concreto