Você já ouviu falar em piso intertravado? Saiba o que é como usar em sua obra

Como utilizar piso intertravado na obra

O que é piso intertravado? São pequenos blocos popularmente chamados de bloquetes, pavers ou pavimentos drenantes. São pré-moldados de concreto e basicamente revestem alguns tipos de pavimentos. A grande vantagem é a fácil instalação, facilitação da absorção de água, e não necessita de mão de obra especializada.

Esse piso é classificado como semirrígido e o seu reparo não deixa marcas na reforma, o que é uma facilidade incrível.  

Este tipo de piso veio em substituição dos antigos paralelepípedos e muitos projetos públicos estão usando o piso intertravado, já que ele possui mais aderência que seu antigo concorrente. Para confirmar esta afirmação basta percorrer alguma praça próxima de sua casa e verificar, aproveitando a situação você verá como é a disposição deste material. Além de praças, você encontrará o piso em calçadas de bancos (e de outros tipos de estabelecimentos), ciclovias, e ultimamente está crescendo muito em residências, seja nas calçadas internas ou externas.

Piso intertravado

E quais são as vantagens do piso intertravados?

Há várias vantagens neste tipo de piso, primeiramente podemos destacar que ele é antiderrapante, uma ótima solução para calçadas de comércios para que nenhum cliente escorregue não é mesmo?

Os cadeirantes também agradecem este tipo de piso, pois não atrapalha sua locomoção e até quem tem deficiência visual se beneficia, pois ele pode trabalhado de forma que guie a pessoa, vemos bastante isso nas calçadas dos bancos.

O que a nação busca nos dias atuais é a sustentabilidade, e esse piso tem essa vantagem, pois eles possuem características que diminuem os efeitos negativos da urbanização. O piso age absorvendo água da chuva e desta forma evita possíveis enchentes. Além dos benefícios práticos, também deixam o ambiente mais bonito, principalmente se for usados os blocos decorativos (existem em vários formatos, cores e texturas).

Os consertos, que são poucos, são feitos sem remendos, eles podem ser retirado e recolocados a qualquer momento.

O que agrada também aos consumidores deste piso é a baixa manutenção e a vida útil que é bem longa, e como já foi dito a mão de obra que não precisa ser especializada.

Características do piso intertravado:

. Melhor conforto térmico
. Melhor visibilidade noturna
. Liberação imediata ao uso
. Resistência ao tráfego pesado
. Versatilidade quanto às aplicações
. Desempenho garantido.

 

Instalação do piso

A instalação é fácil e pratica, não é necessário mão de obra especializada, apenas que a pessoa que for instalar tenha conhecimento básico de colocar qualquer piso.

Para quem nunca viu o piso intertravado, eles são colocados de forma entrelaçada entre si, como se fosse um quebra-cabeça, e os espaços são preenchidos com areia. Este tipo de piso não usa as armaduras convencionais e não necessitam de tempo de cura.

Roteiro para instalação do piso intertravado

  • Inicie o processo pela instalação das contenções laterais, desta forma os blocos não sairão do lugar;
  • Importantíssimo que seja nivelado o chão, por isso faça a compactação para que fique tudo reto. Nesta fase é necessária ajuda de uma brita graduada simples ou bica corrida (conjunto de britas, pedrisco e pó de pedra);
  • Chegou a hora de nivelar a areia do assentamento;
  • Inicie a colocação dos blocos, não se esqueça de fazer o alinhamento, corte e ajustes;
  • Depois dos ajustes, comece o espalhamento e rejunte da areia nos espaços entre os pisos;
  • Novamente é preciso compactar;
  • E para finalizar faça a limpeza e aproveite tudo de melhor que o piso intertravado pode te proporcionar, além de ter um ambiente mais agradável, bonito e funcional.

© Copyright 2020, Mosaicos Amazonas | Especialista em Ladrilho Hidráulico e Piso Tátil de Concreto